Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O Consórcio Estreito Energia (CESTE), responsável pela construção da Usina Hidrelétrica Estreito informou nesta quinta-feira, 23, através de Nota Oficial que está adotando todas as medidas cabíveis para que a manifestação de um grupo de impactados que acampou em frente ao canteiro de obras não acarrete em prejuízo ao normal funcionamento da construção da usina, sobretudo no que concerne à segurança dos trabalhadores e dos próprios manifestantes.

Segundo a diretoria do Ceste, o consórcio cumpre todas as suas obrigações sociais e ambientais, mantém diálogo constante com a comunidade e até o momento nenhuma pauta de reivindicações foi encaminhada pelos manifestantes.

Confira a nota

 

CONSÓRCIO ESTREITO ENERGIA

NOTA OFICIAL

O Consórcio Estreito Energia (CESTE) informa que na terça-feira, 21/07/2009, cerca de 150 manifestantes acamparam nas proximidades da entrada do canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Estreito, no município de Estreito (MA).

O CESTE está adotando todas as medidas cabíveis para que esta manifestação não acarrete em prejuízo ao normal funcionamento das obras de construção da Usina Hidrelétrica Estreito, sobretudo no que concerne à segurança dos trabalhadores e dos próprios manifestantes.

A obra, um dos maiores empreendimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em andamento no País, é fundamental para garantir o abastecimento de energia elétrica a partir do ano de 2010. Além disso, o empreendimento tem grandes repercussões na movimentação da economia local e, portanto, no desenvolvimento de toda a região, com a criação de 8.450 empregos diretos e cerca de 25.000 indiretos, a maioria dos quais exercidos por mão-de-obra local. O CESTE cumpre todas as suas obrigações sociais e ambientais e mantém diálogo constante com a comunidade.

Com 1.087 MW de potência instalada, a barragem aproveitará o potencial hidrelétrico da Bacia do Rio Tocantins. A usina está sendo construída por quatro empresas que formam o CESTE: GDF Suez, Vale, Alcoa e Camargo Corrêa.

Até o momento nenhuma pauta de reivindicações foi encaminhada ao CESTE pelos manifestantes.

 

 A Diretoria.