Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Marcelo e Lula, durante inauguração de trecho da Ferrovia Norte-Sul no Estado

Marcelo e Lula, durante inauguração de trecho da Ferrovia Norte-Sul no Estado Foto: Divulgação Secom

Foto: Divulgação Secom Marcelo e Lula, durante inauguração de trecho da Ferrovia Norte-Sul no Estado Marcelo e Lula, durante inauguração de trecho da Ferrovia Norte-Sul no Estado

A Secretaria da Comunicação do Estado do Tocantins (Secom) informa que o governador Marcelo Miranda (PMDB), cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 26 de junho, teve audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na tarde desta quarta-feira, 29, na sede provisória da Presidência da República, CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil. O convite para o encontro, segundo a Secom, partiu do próprio presidente.

O presidente Lula teria pedido uma agenda positiva de inaugurações de obras para os próximos três meses no Tocantins, informa a Secom, demonstrando seu interesse em participar das inaugurações e vistorias a obras no Estado.

A maior parte destas obras faz parte do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal. “Será uma grande satisfação para o Tocantins receber, mais uma vez, o presidente Lula, principalmente para entregarmos obras que com certeza vão dar mais qualidade de vida aos tocantinenses. Como eu já disse em outras ocasiões, o Tocantins não parou. E a prova maior é esse cronograma de obras, quando estaremos levando mais desenvolvimento para todo o Estado”, disse Marcelo Miranda.

Ainda segundo a Secom, no encontro, Marcelo Miranda falou das obras no Tocantins e dos vários convênios e obras que estão em andamento no Estado. A Hidrovia do Rio Tocantins, eclusas e a continuidade desses projetos, teriam sido tratados pelo governador.

Um exemplo das obras no Estado é o Programa Habitacional das Quebradeiras de Coco. São mais de 800 casas, em seis cidades, 16 povoados, na região do Bico do Papagaio. Desenvolvido em parceria com o Governo Federal, o projeto é modelo para o Brasil. As casas, já construídas, respeitam a cultura da região e o desenvolvimento sustentável da atividade econômica das quebradeiras. O investimento neste projeto é de R$ 92 milhões.

Durante a audiência com Lula, Marcelo Miranda falou de suas recentes audiências em Palmas, ocasiões em que também recebeu diversos empresários estrangeiros interessados em investir no Estado, atraídos pelas potencialidades econômicas e infraestrutura. Como exemplo citou investidores holandeses interessados em projetos ligados à Hidrovia Tocantins e eclusas; e espanhóis, em iniciativas sociais.

Estreito

Para o próximo dia 6 de agosto, o presidente Lula agendou visita ao canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Estreito, entre os Estados do Maranhão e Tocantins. Marcelo Miranda estará presente ao evento, que contará também com as presenças da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff; do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão; e da governadora do Maranhão, Roseana Sarney.

Da redação com informações da Secom