Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Os deputados estaduais tocantinenses retomam os trabalhos amanhã, terça-feira, 04, e a eleição indireta para o governo tampão deve ficar no centro das discussões. Já o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também retoma os trabalhos, só que nesta segunda-feira, a partir das 19 horas com sessão extraordinária de abertura do segundo semestre forense, convocada pelo presidente do tribunal, ministro Ayres Britto.

A expectativa é que seja publicado o acórdão da decisão que cassou o mandato do governador Marcelo Miranda (PMDB) e seu vice, Paulo Sidnei (PPS) ainda esta semana. Mantidas as cassações o presidente da Assembleia Legislativa, Carlor Henrique Gaguim (PMDB), assume a cadeira de governador interinamente por 40 dias. Período em que será organizada a nova eleição.

A expectativa na Assembleia Legislativa será grande a partir de agora, pois um dos pré-candidatos mais cotado para a disputa indireta é o presidente da casa, Carlos Gaguim. Na semana passada o deputado disse durante entrevista ao Jornal Bom dia Tocantins, na TV Anhanguera, afiliada da Rede Globo, que, com certeza o próximo governador será um dos deputados.

Por outro lado cresce no sul e sudeste do Estado um movimento para que as eleições sejam diretas. O movimento foi lançado em Gurupi pelo presidente da Câmara Municipal local, vereador Jonas Barros (PV).

Uma fonte próxima ao presidente Carlos Gaguim afirmou ao Conexão Tocantins que o movimento das diretas é chover no molhado, pois dificilmente os ministros do TSE irão reformar a decisão já tomada.

Além do presidente Carlos Gaguim, outro nome que já está colocado para a disputa é o do deputado federal e ex-governador, Moisés Avelino (PMDB). Outro nome ventilado para a disputa é o do ex-vice-prefeito de Palmas, Derval de Paiva (PMDB). Este contaria inclusive com o apoio do PT de Raul Filho.

Vice-governador

Tem crescido as especulações de que o candidato a compor a chapa com Carlos Gaguim como vice-governador sairá do DEM, por se tratar da segunda maior bancada na Casa. Os nomes mais cotados seriam o deputado Angelo Agnolin e o deputado Paulo Roberto. Exatamente dois parlamentares que tem suas bases no sul e sudeste do Estado respectivamente.

Paulo Roberto disse ao site EstadoWeb nesta segunda-feira, que estas opções ainda não foram discutidas a fundo com o partido, mas disse que se for chamado “está pronto para servir”.

(Umberto Salvador Coelho)