Com a missão de sensibilizar a sociedade a prevenir os processos de degradação dos recursos naturais e seus impactos ambientais, a Coeda/Naturatins - Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento Socioambiental do Instituto Natureza do Tocantins atuou no primeiro semestre de 2009, em 27 municípios do Estado, com 104 ações diferentes. Destaque para Campanha de Combate às Queimadas, onde foram realizadas atividades de educação e fiscalização ambiental, campanhas publicitárias, contratação de brigadistas para os quatro parques estaduais e a divulgação do Calendário de Queimadas Controladas, material que foi disponibilizado aos produtores rurais.
Outra ação foi a Força Tarefa realizada na zona rural, onde o Instituto, em conjunto com demais órgãos ambientais, orientou e notificou proprietários rurais dos municípios de Palmas, Goiatins, Lagoa da Confusão e Formoso do Araguaia, sobre o uso irregular do fogo. Na ação também foram intensificados os trabalhos de conscientização sobre a importância da retirada das autorizações de Queima Controlada – AQC.
Ainda como parte das ações da Coeda, as equipes das 16 Unidades Regionais trabalharam com a implantação, renovação e monitoramento do Protocolo Municipal de Prevenção e Controle do Uso do Fogo. Criado em agosto de 2005, para o controle de incêndios florestais, o protocolo do fogo já atingiu 31 municípios, sendo o mais recente Goiatins.
Outra ação que merece ser ressaltada foi a realização da 15ª Semana do Meio Ambiente, realizada de 5 a 10 de junho, em Palmas e no interior. Com o slogan “Facilite a Vida no Planeta” e o tema “Consumo Consciente – Gestão Ambiental Sustentável”, teve uma programação diversificada. Destaque para a Troca Inteligente, onde consumidores trocaram materiais recicláveis por mudas de árvores frutíferas e sementes; Caminhadas para o Verde com plantio de mudas; recital de poesia e música no Barco Nego D’água; teatro na Praça do Bosque e na Praia da Graciosa; trilhas ecológicas no Terraquarium da Ulbra e a assinatura do Termo de Adesão ao programa A3P – Agenda Ambiental na Administração Pública por representantes do Naturatins, Ministério do Meio Ambiente e da Secretaria de Educação e Cultura do Estado.
Em março, a coordenadoria realizou, em Palmas e nos municípios atendidos pelas 16 Unidades Regionais do Naturatins, a Festa Anual das Árvores, com o plantio de mudas de árvores típicas do cerrado, palestras de orientação, oficinas sobre preservação e exposição de orquídeas e árvores fossilizadas, na sede do órgão, em Palmas.
A Coeda/Naturatins ainda instalou, em abril e maio, o Fórum Municipal Lixo e Cidadania em Aurora e Filadélfia, respectivamente. Na ação houve a divulgação de vídeos e palestras sobre o uso correto do lixo e discussões sobre a A3P – Agenda Ambiental da Administração Publica. Até agora, já foram implantados pelo Naturatins Fóruns do Lixo em 20 municípios tocantinenses.
De acordo com o presidente do Naturatins, Marcelo Facão Soares, as ações para o segundo semestre já foram definidas e a expectativa é que as equipes de educação e fiscalização continuem trabalhando juntas em prol da conservação ambiental e conscientização para a mudança de comportamento. “As ações do primeiro semestre foram satisfatórias, isso pode ser comprovado com a redução dos números de apreensões realizadas pelo órgão, o que mostra que a educação ambiental está cumprindo com o seu papel”, ressaltou Falcão.
Planejamento
Segundo a coordenadora de Educação e Desenvolvimento Socioambiental, Fátima Armond, a expectativa para o segundo semestre de 2009 é intensificar as ações de implantação e monitoramento do Protocolo do Fogo; dar continuidade à A3P, promovendo a posse dos membros e o planejamento das atividades a serem desenvolvidas na instituição; além de realizar atividades culturais como concursos de fotografias entre os servidores do órgão.
A Coeda vai atuar também na formação de redes de educação ambiental nos municípios do entorno do lago da UHE Lajeado e Unidades de Conservação; participação na coordenação da Conferencia Estadual de Saúde Ambiental; desenvolvimento de atividades diferenciadas na Semana dos Animais e realização de diagnósticos sócio ambientais dos assentamentos rurais do Estado.
Outra ação será o acompanhamento em campo e a realização de diagnósticos ambientais das praias, avaliação que já está em andamento em parceria com Ministério Público Estadual e Secretarias Estaduais de Saúde, Educação e Recursos Hídricos.
Fonte: Ascom Naturatins