Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O Centro de Educação Popular (CEP) abre as inscrições para os jovens e adultos de baixa renda que interessarem em integrar as turmas do cursinho pré-vestibular deste semestre. São oferecidas 150 vagas. O acesso é mediante uma taxa simbólica.

O CEP é um projeto social que atua na capital desde 2001 com foco no atendimento á classe estudantil de baixa renda e adultos que desejam retomar os estudos. O CEP prepara ainda os alunos para o acesso na Universidade pública e é preparatório também para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), aumentando as chances do aluno conseguir uma bolsa de estudos (parcial ou integral) nas universidades particulares cadastradas no Programa Universidade para Todos (PROUNI). . Atualmente, 100 alunos são atendidos em 3 turmas.

O CEP tem uma proposta de trabalho que visa paralelo ao ensino preparatório, despertar as vivências individuais e comunitárias dos alunos. Para calcular o índice de aprovação os alunos são acompanhados desde o início do semestre. A evasão no projeto e de aproximadamente 50%. A iniciativa contribui para aprovação e aumento da média do ENEM no Estado no exame. Ano passado a média foi de 34,92 pontos, uma das menores do país.

A iniciativa

O projeto é desenvolvido em parceria com o Colégio Marista de Palmas, a Associação Ação Social Jesus de Nazaré, o Centro Comunitário Dom Orione e o Centro Comunitário N. Sra. Aparecida, conta com professores voluntários que recebem uma pequena ajuda de custo. A entidade desenvolve ainda o projeto de formação para a Cidadania Ativa que insere os estudantes através de grupos e de discussões sobre as questões sociais. O CEP teve ainda influência na consolidação do Movimento dos Sem Universidade (MSU) que reivindica a situação desigual de acesso á educação em todo o país, inclusive no Tocantins. Entre 2001 a 2008 foram aprovados 773 alunos.

As matriculas já estão abertas e podem ser efetuados no Colégio Marista no centro, Paróquia Dom Orione na ARSE 91, e no Centro Educacional João Paulo II na ARNO 42 a partir das 19 horas, as aulas iniciam na próxima segunda-feira dia 10/08, nessas mesmas localidades, as 19 horas.

Mais informações

Centro de Educação Popular (63) 9972 79 49 com Maria Vanir Ilidio e 8416 91 83 / 9246 19 17 com Mario Santos.