Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Em discurso feito no plenário, na sessão matutina de quarta-feira, 05, o primeiro secretário da mesa diretora da Assembleia Legislativa, o deputado governista Paulo Roberto (DEM), afirmou ser totalmente contra qualquer exploração no Rio Araguaia, e apresentou requerimento pedindo proteção à região.

Nesse momento em que o mundo procura reduzir as agressões ambientais para impedir o superaquecimento da terra, é de extrema importância preservar a biodiversidade para evitar o desequilíbrio ambiental. “É um lugar selvagem, onde águas cristalinas e a mata ciliar formam um cenário perfeito. Precisamos proteger esse tesouro brasileiro”, disse o deputado.  Segundo ele, a Amazônia começa com o Araguaia, que além de ser o rio que corta a bacia, é um rio novo e “precisa de carinho e atenção”, avaliou.

O Araguaia possui inigualáveis recursos naturais, extremamente diversificados, além de ser um laboratório destinado ao conhecimento da fauna e flora existente na região. De acordo com o parlamentar, é necessário que seja feita uma fiscalização mais rígida em relação às agressões no Rio Araguaia, ao longo dos seus 2.115 km, que corresponde desde sua nascente na Serra do Caiapó até sua confluência com o Rio Tocantins.

Fonte: Assessoria de Imprensa dep. Paulo Roberto