Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Em trabalho conjunto realizado ontem, quinta-feira, 6, pela uma equipe de proteção do PEC – Parque Estadual do Cantão, unidade de conservação administrada pelo Naturatins, em conjunto com a Cipama – Companhia Independente de Polícia Militar Ambiental, cinco menores de idade, na faixa etária dos 14 aos 17 anos, foram flagrados pescando tartarugas-da-amazônia.

 

A ação ocorreu por volta das 8h30, no rio Araguaia, no local conhecido como Furo do Cicica, localizado a 30 km de Caseara.

 

Segundo relato dos fiscais, os menores já haviam capturado nove exemplares. Após a abordagem, o grupo foi conduzido pela equipe até a delegacia da cidade de Caseara, acompanhados de representantes do Conselho Tutelar para demais procedimentos. Os animais foram soltos em um local seguro. O material predatório foi encaminhado à sede da Cipama no município.

 

Com os menores, além das tartarugas, foram apreendidos cerca de 40 ovos de tracajá duas canoas de quatro metros, uma canoa de seis metros com motor rabeta, cinco remos e uma rede malha 12 de cerca de 50 metros. Os ovos tiveram que ser inutilizados, já que por estarem fora do local adequado por um longo tempo não tinham mais condições de serem recolocados nos ninhos para maturação e nascimento de novos filhotes.

 

Como prevê a legislação ambiental, foram aplicadas multas que totalizaram R$ 45 mil, sendo R$ 5 mil por animal capturado (por ser se tratar de espécie ameaçada de extinção), ao pai de dois dos menores, identificado como proprietário dos apetrechos utilizados na infração.

Fonte: Ascom Naturatins