Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nesta terça-feira, 11, às 9h, no auditório do Paço Municipal em Palmas, o Consórcio Intermunicipal do Lago, presidido pelo prefeito de Palmas, Raul Filho, receberá representantes do Naturatins, Ibama, Sebrae, Secretaria Estadual de Agricultura, Ministério da Pesca, Marinha, UFT e secretários municipais de Agricultura para discutirem os impactos ambientais decorrentes da construção do Lago e formas de sanar estes problemas.

 

Além de Raul Filho, devem participar da reunião os prefeitos das sete cidades que compõe o Consórcio: Porto Nacional; Lajeado; Brejinho de Nazaré; Tocantínia; Miracema e Ipueiras.

 

A reunião é resultado do encontro realizado na última semana, quando o engenheiro ambiental do Consórcio do Lago, Rafael Marcolino expôs as problemáticas encontradas nas cidades durante vistorias. As primeiras cidades que foram vistoriadas foram Tocantínia e Miracema no dia 13/07, seguida por Lajeado no dia 14/07 e Brejinho de Nazaré dia 15/07, nos dias 16/07 e 17/07 o município de Porto Nacional recebeu a equipe. Palmas foi vistoriada nos dias 21/07 e 30/07, encerrando com Luzimangues, vistoriado na quinta-feira, 6.

 

Os principais problemas que os municípios tiveram com a construção segundo a equipe técnica responsável pela vistoria foram à inundação de suas praias de rio e povoados, o que levou a construção de praias artificiais e remanejamento de famílias para assentamentos muitas vezes desestruturados para recebê-las.

 

Polo de Confecções

Após reunião do Consórcio Intermunicipal do Lago, será realizada uma palestra do coordenador Geral do Polo de Confecções de Palmas, José Arcanjo Júnior. O propósito da palestra é apresentar as ações do Polo e compilar idéias para a participação de outros municípios no projeto.

 

Relatório de impactos

Os municípios têm até o próximo dia 20 de agosto, para entregarem ao Naturatins os relatórios apresentando os impactos sofridos com o Lago para que, no dia 28, o Consórcio do Lago se reúna com os técnicos do Naturatins, para discutir os pontos divergentes e elaborar o relatório final a ser encaminhado à EDP Investco.

Fonte: Ascop