Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O brilho das cores azul e vermelho deu destaque especial ao início da última fase da representação teatral encenada por cavaleiros que remontam à batalha épica entre Mouros e Cristãos, em Taguatinga – Tocantins, a 460 km de Palmas, Sudeste do Estado. Com duração de dois dias, o evento encerrou na noite da sexta-feira, 14, quando a rainha das Cavalhadas 2009 repassou a faixa para a rainha das Cavalhadas 2010.

A batalha onde pessoas comuns se transformam em guerreiros começou a ser revivida no município desde o século passado. Houve uma segunda fase, onde foi retomado o ritual que já completa 72 anos de comemorações. De acordo com a secretária municipal de Turismo de Taguatinga, Helma Sandra, nesta edição foram investidos R$ 250 mil, e mais de 8 mil pessoas já marcaram presença no festejo épico-cristão.

A secretária explica que esse ano apostou-se em uma ampla campanha de divulgação, que começou meses antes da festa. “Ainda não temos uma projeção de retorno financeiro, mas com certeza toda a cadeia produtiva do turismo está sendo beneficiada”.

A artesã Cleiny Barbosa está entre as dezenas de pessoas que conseguiram um ganho extra com a realização das Cavalhadas. Ela atuou na produção das fantasias, que inclue caretas, roupas, mantas para os cavalos, entre outros adereços. A trabalhadora também foi contemplada com um curso de capacitação profissional para dar um melhor acabamento às peças, que são utilizadas pelos cavaleiros.

O imenso amor entre os homens, a coragem dos cavaleiros, a fé, expressão máxima do amor e da salvação vivida por Jesus Cristo na crucificação são características do evento que utiliza símbolos como o coração, a âncora e a cruz. Ao todo são 24 cavaleiros, sendo 12 Cristãos, com cor Azul, que têm a missão de converter ao Cristianismo; e os 12 Mouros, com cor vermelho.

Motivado pela fé o cavaleiro Bento Almeida participa da festividade há mais de uma década. “Entrei na luta pela retomada das Cavalhadas. Para mim é uma grande emoção e honra integrar o grupo dos 12 cavaleiros Mouros”, frisa. Além das batalhas na arena, a programação inclue shows musicais, rodeios, entre outras atrações.

Incumbida de repassar a faixa para a rainha 2010, a estudante Diva Mariana, que tem o título de rainha 2009, disse que as Cavalhadas trazem cultura, lazer e entretenimento a toda a população da cidade.

Fonte: Secom