Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Membro atuante do Conselho Gestor do Procambix – Programa de Compensação Ambiental Xerente, o Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins sediou, na tarde desta quarta-feira, 19, a 21ª reunião do colegiado. O encontro segue até sexta-feira, 21, no auditório do órgão ambiental e finaliza no sábado, 22, na aldeia Funil, próximo a Tocantínia, com a apresentação da prestação de contas do primeiro semestre deste ano às comunidades indígenas.

O colegiado, composto por seis indígenas e seis não índios, foi criado em 2002 para discutir e apresentar propostas de compensação aos impactos causados aos indígenas Xerente pela construção e funcionamento da usina hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães - UHE Lajeado, instalada no rio Tocantins.

Neste primeiro dia de discussão, o cacique da aldeia Paraíso, Adão Wderehu, foi eleito por unanimidade, presidente do conselho. O vice-presidente será um representante da Funai- Fundação Nacional do Índio, a ser definido em data posterior. “Meu objetivo será seguir da melhor forma possível o que está disposto pelo programa e lutar em favor da necessidade do meu povo junto às instituições, e usar o Procambix de hoje como espelho para o próximo Procambix, tão esperado pelo povo Xerente”, disse o novo representante do conselho.

Em seguida, o conselho gestor, repassou ao coordenador de Meio Ambiente, Sebastião Noleto, a competência de atuar também como coordenador de Produção e Comercialização do programa. “Para assumir é preciso sentar e fazer um planejamento. Estou pronto para trabalhar e aceito o desafio de colaborar”, afirmou Noleto.

Neste encontro, além de caciques e coordenadores do Procambix, participam integrantes do conselho e representantes do Naturatins, Funai e Investco, empresa responsável pela construção da usina. Além destes, fazem parte do conselho também representantes do Ibama, Secretaria de Justiça e Cidadania e Ministério Público Federal no Tocantins.

O titular do Naturatins no Procambix é o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas, Antônio Santiago, e o suplente é o técnico da Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento Socioambiental Luis Roberto de Oliveira.

Na pauta para os próximos dias estão a prestação de contas aos conselheiros, discussões de pendências e ações futuras.

Segundo o coordenador geral do Procambix e Administrador da Funai em Gurupi, Euclides Dias Lopes, após as discussões e apresentações, o relatório semestral será encaminhado para auditoria da Funai e Tribunal de Contas da União.

Fonte: Ascom Naturatins