Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Thiago Sá

Foto: Thiago Sá

Um total de 24,8% do público que esteve presente nas praias da Prata e Arnos, durante a temporada de praia e férias Palmas Verão 2009, eram turistas. Entre outros estados, Goiás foi o maior emissivo de pessoas para esses locais, sendo que o município de Goiânia enviou 17,4% nesse período. Já 27,9% do total geral de turistas que frequentaram as praias eram do próprio Tocantins.

Os dados foram obtidos através de mais uma das etapas da pesquisa Perfil da Demanda Turística 2009- realizada pela ADTUR - Agência de Desenvolvimento Turístico do Estado do Tocantins, no mês de julho, em Palmas.

Os turistas que vieram motivados pela temporada de praias ficaram em média 8 dias em Palmas, com um gasto diário em torno de R0,00.

Quanto ao meio de hospedagem, 18,6% dos turistas ficaram em hotéis, 12,8% área de camping e 51,2%, utilizaram casa de parentes e amigos. Em relação ao meio de transporte, a maioria utilizou automóvel para chegar em Palmas.

A pesquisa também revela que 34,9% deles viajaram com a família; 31,4% com amigos e os demais sozinhos ou com casal sem filhos. Dos presentes, 65,1% dos entrevistados disseram ter atendido às expectativas em relação às praias no Verão 2009.

Essa etapa da pesquisa ocorreu durante dois dias, sendo aplicados 347 questionários.

Fonte: Secom