Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação
  • Rosiclea Arruda, chefe da Undade do Incra de Gurupi
  • Vice prefeito de São Valério, Paulo Roberto
  • Petista Minerinho fala em reunião da macro regional do Sul
  • Prefeito de Aliança do Tocantins, José Rodrigues, fala durante encontro

Aconteceu durante o final de semana, no sábado, 23, na Câmara Municipal de Gurupi, o Encontro Macro Regional com os dirigentes do Partido dos Trabalhadores da região Sul do Tocantins. O Ato organizado pelo coordenador da macro, vereador Cabo Carlos, teve como objetivo preparar a militância para as ações que estarão em desenvolvimento nesse semestre e o processo eleitoral de 2010. Entre as lideranças, estiveram presentes o prefeito de Aliança do Tocantins, José Rodrigues, a vereadora Rosalina, a chefe da unidade do Incra de Gurupi, Rosicleia Arruda, o vice-prefeito de São Valério, Paulo Roberto e o presidente estadual do PT, Donizeti Nogueira.

O vereador Cabo Carlos falou do Processo de Eleições Diretas do PT, que já está em andamento e orientou os dirigentes realizar plenárias, seminários e atividades para movimentar a base petista nos municípios. De acordo com o calendário da legenda, os filiados irão às urnas em 22 de novembro para escolher os novos dirigentes do Partido.

A Chefe da Unidade do Incra em Gurupi, Rosicleia Arruda falou da política agrária que está em desenvolvimento no Brasil. Para ela os investimentos nos assentamentos já mostram resultados para o desenvolvimento da região. Rosicleia citou como exemplo a Associação dos Micro e Pequenos Produtores do Assentamento Santa Tereza, que se prepara para exportar a açúcar mascavo para a Itália.

Já sobre as eleições de 2010 os dirigentes avaliaram que este é um momento favorável para o PT. De acordo, com Donizeti Nogueira as eleições do ano que vem serão as eleições mais importantes da história do PT. “Estará em debate o modelo de projeto de desenvolvimento defendido pelos partidos de centro-esquerda, que está em curso no governo lula e o projeto de desenvolvimento dos partidos de direitas, que por anos defenderam a idéia de Estado mínimo e as privatizações”, afirma.

O militante PT de Gurupi, Minerinho recordou os tempos históricos do PT e alertou a militância quanto à ação dos adversários, que a todo custo atacam e tentam descredenciar a candidatura à presidência da ministra Dilma Rosseuf para as eleições de 2010.

Donizeti também falou da crise política, econômica e institucional em que vive o Tocantins com a cassação do governador Marcelo Miranda (PMDB). Para ele, o Estado vive um momento de grandes investimentos do governo Lula e que essa instabilidade política está prejudicando a população. “O Partido acompanha atento e estará se posicionando logo que as normas sobre o processo de eleições (para o mandato tampão) forem divulgadas e os recursos julgados”, concluiu Nogueira, acrescentando que o PT se prepara para disputar o governo em 2010.

Fonte: Assessoria de Imprensa PT