A Câmara Municipal de Palmas realizou nesta terça-feira, 25, sessão especial em homenagem a Semana Nacional do Excepcional. Na oportunidade o presidente da Federação das Apaes do Tocantins, Nilson Alves Ferreira e a presidente da Apae de Palmas Bernadete Vilar Freire falaram sobre a importância do movimento apaeano que congrega mais de 2 mil entidades em todo o país e que já conta inclusive com universidades que ajudam a formar profissionais especializados para trabalhar com excepcionais.
Nilson Alves informou que a Semana Nacional do Excepcional realizada de 21 a 28 de agosto é um esforço do movimento apaeano para sensibilizar a sociedade para mudanças de comportamento que venha resultar em melhor qualidade de vida para as pessoas portadoras de necessidades especiais.
Nilson comenta que o tema deste ano faz um apelo pela acessibilidade dos excepcionais que não significa apenas em melhorar o acesso, mas ampliar a atenção aos excepcionais. “Queremos mudança na legislação, desenvolvimento de políticas públicas de inclusão social e mudança da infra-estrutura”,declarou o dirigente ao citar a orientação do movimento em nível nacional.
O presidente da Câmara vereador Wanderlei Barbosa (PSB) em seu pronunciamento disse que estava orgulhoso em presidir a sessão que representou o compromisso do Parlamento Municipal com uma causa tão nobre como a luta em defesa da dignidade dos excepcionais.
O vereador Milton Neris (PT) cobrou ação do poder público. “Estima-se que Palmas tenha 18 mil pessoas portadoras de deficiência e a cidade está deficiente para essas pessoas”, discursou, pedindo mudanças na infra-estrutura da capital que possa representar acessibilidades a esse público.
Para o vereador Hermes Damaso (PDT), “o empresário que tem visão traz para a sua empresa alunos da APAE e outros portadores de deficiência”, disse, citando sua experiência com a contratação de excepcionais e que resultou em reconhecimento por parte do consumidor em suas empresas.
Os vereadores Divina Márcia (PTN), Fernando Rezende (DEM), Aurismar Cavalcante (PP) e Folha Filho (PTN), fizeram uso da palavra para enaltecer o trabalho realizado pelas Apaes e se colocaram a disposição do movimento para buscar alternativas de obtenção de recursos para a entidade.
Ao término da sessão a aluna da Apae de Palmas, Charline Zanini ao agradecer os vereadores pela sessão especial fez uma reivindicação, solicitou a cobertura da quadra de esporte da Escola Integração de Palmas vinculada à entidade. O presidente Wanderlei Barbosa anunciou que o pedido será levado ao prefeito subscrito por todos os vereadores. O vereador acredita que possa incluir a obra no orçamento do ano que vem. A solenidade ainda contou com a apresentação do coral da Apae, formado por alunos da entidade que emocionaram a todos com as apresentações.
Fonte: Dircom/CM Palmas