Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foi percebida uma redução significativa nos casos de dengue no Tocantins. No período de janeiro a junho de 2008, foram notificados 19.694 casos, já no mesmo período deste ano, foram 6.433 casos notificados, o que mostra uma queda de 67,3% no número de casos.

As ações emergenciais, capacitações de profissionais de saúde e de agentes de controle de endemias, mobilização da população sobre a prevenção da doença e principalmente o aumento do número de agentes de endemias nos municípios, fez com que houvesse esta redução, segundo o gerente da área técnica de dengue da Sesau – Secretaria de Estado da Saúde, Whisllay Maciel Bastos.

Mas o grande destaque desta redução é quanto ao número de óbitos, que mesmo o Tocantins tendo registrado em 2009, 10 casos graves de dengue, não houve mortes pela doença, o que demonstra também a capacidade do SUS – Sistema Único de Saúde em organizar uma resposta adequada em situações de transmissão de dengue.

No entanto, embora o quadro geral seja positivo, o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde reforçam o alerta junto à população e às secretarias municipais para manterem as ações de rotina contra a doença e que as intensifiquem, “porque o controle da Dengue deve ser uma ação permanente”, conclui Whisllay.

Fonte: Ascom Sesau