Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Mais uma importante parceria em prol do meio ambiente foi firmada pelo Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins. Desta vez o parceiro foi a Investco, empresa responsável pela construção da Usina Hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães. O convênio, que prevê ações de educação ambiental e monitoramento para o controle e combate ao fogo irregular nos municípios do entorno do lago, foi firmado na tarde desta segunda-feira, 31, na sede do órgão, em Palmas.

O documento, que oficializa as atribuições de cada instituição e marca o início das atividades, foi assinado pelo presidente do Naturatins, Marcelo Falcão Soares, os diretores vice-presidentes de Controle da Investco, Álvaro Sousa, e de Assuntos Institucionais e Comunicação da Investco, Plácido Gonçalves.

Dentre as atribuições firmadas pela parceria estão a implantação do Protocolo Muncipal de Prevenção e Controle do Uso do Fogo e a formação de uma Rede de Educação Ambiental nos municípios de Ipueiras, Brejinho de Nazaré, Palmas, Tocantínia, Porto Nacional, Lajeado e Miracema do Tocantins.

O protocolo terá como finalidade nortear os trabalhos de educação ambiental, de prevenção e combate a incêndios florestais e monitoramento ambiental nesses sete municípios, a partir de ações específicas e da mobilização social, conscientização da comunidade local e do comprometimento das instituições públicas e privadas. Entre as vantagens para o município que aderir ao programa estão a melhoria da qualidade ambiental, bem-estar social do município e aumento da pontuação do ICMS – Ecológico.

Já a formação da rede de educação ambiental terá como objetivo desenvolver atividades de educação ambiental entre os sete municípiose, a partir disso trabalhar na formação de multiplicadores ambientais, focando sempre questões sobre o uso do fogo, queimadas irregulares e outros temas ambientais considerados relevantes para as localidades.

Essas ações serão executadas pelo prazo de 13 meses pela Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento Socioambiental do Naturatins, com o apoio e recursos financeiros da Investco, no valor de R$ 99.420,00.

Segundo a coordenadora de Educação e Desenvolvimento Socioambiental/Naturatins, Fátima Armond, as ações começam a ser executadas já em setembro, e o primeiro passo será a capacitação técnica da equipe para a formação da Rede de Educação Ambiental e a elaboração e aquisição de material didático para a mobilização da comunidade para implatação do programa.

Durante a assinatura, Falcão ressaltou sobre a contribuição da Investco ao firmar esta parceria de combate ao fogo e de incentivo às ações de educação ambiental no Estado. “O Naturatins vai fazer com que a execução desse convênio firmado seja de maneira equilibrada e responsável, trazendo ganhos para os municípios do entorno do lago”, completou.

Para o diretor vice-presidente de Controle da Investco, Álvaro Sousa, a proposta do Naturatins à Investco para apoiar a implantação do programa nestes municípios foi abraçada de imediato pela empresa. “A Investco considera como sua missão enquanto parceira ativa do Estado, incentivar e apoiar iniciativas que promovam a conscientização ambiental do cidadão”, explicou.

A solenidade contou ainda com a participação de tecnicos e diretores de ambas as instituições, dentre eles os diretores de Meio Ambiente/Invetco, Joel Parizi, e de Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável/Naturatins, Antônio Santiagon.

Protocolo

Criado em 2005, o Protocolo de Prevenção e Controle do Uso do Fogo é uma ação do governo do Estado, através do Naturatins, que busca parcerias entre os representantes dos diversos segmentos sociais para a realização de trabalhos conjuntos e de maneira espontânea, na prevenção e controle de incêndios florestais. O programa já atingiu 31 municípios no Estado e ao longo desse ano deve ser ampliado para outras cidades.

Fonte: Ascom Naturatins