Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Esequias Araujo

O governo Estado entregou oficialmente 800 casas nesta quinta-feira, 3, nos municípios de Buriti do Tocantins, Carrasco Bonito, Axixá, Sítio Novo, Praia Norte e São Miguel, região do Bico do Papagaio. Outras 84 unidades estão em fase final de conclusão. As casas fazem parte de um programa habitacional voltado para as quebradeiras de coco. Durante a entrega o governador cassado Marcelo Miranda (PMDB) estava acompanhado pela primeira-dama Dulce Miranda, deputados, prefeitos, vereadores e secretários de governo.

Com muita festa e homenagens, a comunidade de 16 povoados, nos seis municípios, foi beneficiada. “Esse é mais um passo para que, com o apoio da população, possamos acabar com as demandas sociais do nosso Estado”, disse Marcelo Miranda. Para a construção das 884 unidades habitacionais os governos federal e estadual investiram R$ 22 milhões.

Todas as casas foram projetadas de acordo com a realidade das quebradeiras. “Nossa equipe de governo se reuniu com a comunidade para realmente atender às suas necessidades. Além de depósitos para o armazenamento do coco de babaçu, entregamos todas com o sistema hidráulico pronto”, afirmou o secretário estadual da Habitação e Desenvolvimento Urbano, Aleandro Lacerda.

“Já são 30 anos de luta pela nossa dignidade, por isso vamos colocar o governador em nossas orações”, disse a líder do movimento das quebradeiras de coco da região norte do Tocantins, Dona Raimunda. Ela também agradeceu ao apoio do cineasta e publicitário, Marcelo Silva, responsável pelo documentário que divulgou o trabalho de milhares de mulheres no Brasil e no Mundo.

A maratona começou no município de Buriti do Tocantins e terminou em São Miguel, já na divisão com o Maranhão, onde foram entregues 211 casas. Por todo lugar que a comitiva do governo passou centenas de pessoas acompanharam as atividades. “Quem chega aqui nesta região pelas rodovias e olha para os lados percebe uma grande mudança. Mudança que trouxe o resgate da cidadania dessa gente”, concluiu Marcelo Miranda.

Aproveitando sua passagem pela região do Bico do Papagaio, Marcelo Miranda, acompanhado por sua comitiva, visitou as obras do Projeto Hidroagrícola Sampaio. Foram dois dias de entrega de benefícios na região.

Kits da Juventude

Em alguns municípios, Marcelo Miranda visitou Telecentros da Juventude que já estão em funcionamento. No município de Axixá, ele entregou para 50 jovens Kits da Juventude, cada um formado por apostila e mochila para o transporte de material didático. No ambiente serão oferecidos cursos profissionalizantes do Projovem Trabalhador.

Segundo o secretário da Juventude, Ricardo Ayres, todos os municípios que contam com telecentros vão receber os kits. “Além disso, nós já instalamos mais de 1.200 pontos de internet de alta velocidade em cidades que não dispunham do serviço”, completou.

Da redação com informações Secom