Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Geraldo Magela

Foto: Geraldo Magela

O ainda senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), nomeado secretário estadual da Educação e Cultura do Tocantins, comemorou ontem, segunda-feira, 14, o anúncio da instalação de uma unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) voltada à aquicultura e aos sistemas agrícolas em Tocantins. De acordo com o senador, tal empreendimento, orçado em R$ 12 milhões, deverá valorizar uma vocação antiga do Estado e, dessa forma, gerar renda e desenvolvimento social.

Quintanilha disse que pesquisas recentes revelam a competência dos agricultores de Tocantins na produção de soja, arroz e cana de açúcar. Além disso, ele frisou que os lagos da região sempre atraíram pela abundância de peixes das mais diversas espécies, potencial que se espera aproveitar de forma mais adequada com o suporte científico e tecnológico da Embrapa.

"O estado do Tocantins é muito novo. Com pouco mais de 20 anos, busca construir sua economia. Nesse sentido, a presença da Embrapa representa um avanço do ponto de vista das condições sociais e econômicas", disse.