Como forma de erradicar a febre aftosa também na Ilha do Bananal, equipes da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária e da Funai – Fundação Nacional do Índio - do Mato Grosso vacinaram contra a doença 6.399 bovinos que estavam na Ilha. A imunização foi realizada entre os dias 10 e 31 de agosto, sem custos para os proprietários/indígenas.
De acordo com o presidente da Adapec, Alberto da Rocha, o número de animais encontrados na ilha bate com as expectativas, levando em consideração a taxa de natalidade que fica em torno de 70%, e os animais de não-indígenas (retireiros) encontrados no local. “Alguns retireiros casaram com indígenas para que pudessem continuar com os animais dentro da Ilha e outros firmaram acordos em cartório. Os animais apresentados para a vacinação, segundo eles, são de indígenas e como priorizamos a sanidade do rebanho imunizamos todos”, explica Rocha.
Para facilitar a identificação dos animais vacinados pelo Tocantins, o gado recebeu a marca I9, que significa Ilha 2009.
Criação liberada
Na última sexta-feira, dia 18, foi assinado um termo de compromisso entre Ministério Público Federal, indígenas e Funai, autorizando a criação de bovinos de não-indígenas dentro da Ilha.
Agora a Adapec definirá juntamente com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – a ação estratégica de vacinação antiaftosa na Ilha, a partir de 2010. Antes da determinação de retirada do rebanho, a Adapec fazia a vacinação do gado em conjunto com as agências do Mato Grosso e Goiás. A aquisição das doses de vacinas para o gado dos indígenas, no Tocantins, corria por conta do governo estadual. Somente os retireiros pagavam pelas vacinas. A ação de imunização no local é realizada uma vez por ano, devido a dificuldade de acesso ao local.
Animais imunizados em agosto de 2009
Vacinados pelo Tocantins 4.788 animais
Vacinados pela Funai de Mato Grosso 1.611 animais
Total 6.399 animais
Fonte: Ascom Adapec