A equipe multidisciplinar do Nudam – Núcleo de Desenvolvimento e Avaliação e Desempenho Ambiental, departamento de pesquisa da Unitins – Fundação Universidade do Tocantins, está realizando atividades de capacitação com a comunidade dos 12 municípios que fazem parte da área de influência da Usina Hidrelétrica Estreito.
De hoje, quarta-feira, até sexta-feira, 25, estudantes e funcionários administrativos e de serviços gerais das escolas de Aguiarnópolis e Darcinópolis, no Tocantins, irão participar da oficina de capacitação em educação ambiental. A atividade acontecerá na sede do NEA – Núcleo de Educação Ambiental, em Aguiarnópolis.
Segundo Wesley Alencar, biólogo que integra a equipe, “essa atividade visa sensibilizar as pessoas para que elas reflitam sobre os assuntos referentes às questões ambientais”. Essas ações irão envolver não só o grupo escolar, mas representantes comunitários e a população rural da área de influência da usina.
Esse trabalho faz parte do Programa de Educação Ambiental que a equipe do Nudam desenvolve com o patrocínio do Ceste – Consórcio Estreito Energia.
Agentes ambientais
O Nudam já formou mais de 400 agentes ambientais municipais, por meio das ações do Programa de Educação Ambiental. Por meio do curso de formação, estudantes de escolas públicas e privadas dos municípios que estão na área de abrangência da Usina Hidrelétrica Estreito compartilham conhecimentos importantes para a continuação do trabalho de sensibilização sobre as questões ambientais.
Como parte do curso, os agentes ambientais municipais conheceram o canteiro de obras da Usina de Estreito e participaram de um mini-curso sobre normas de saúde e segurança no trabalho. Além disso, puderam entender melhor como vai funcionar a geração e a distribuição de energia produzida ali.
Fonte: Assessoria de Imprensa Unitins