Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O 4º Seminário da Fruticultura Tocantinense, promovido pelo Sebrae-TO e Secretaria Estadual de Agricultura, foi realizado no último dia 22/09, no auditório do Senac, em Palmas. O tema do seminário foi “Visão Mercadológica”. O principal objetivo do evento foi discutir caminhos para promover o desenvolvimento e fortalecer, integrar e divulgar conhecimentos acerca das tendências mercadológicas no âmbito da Fruticultura.

O seminário contou com a participação de produtores rurais, técnicos em produção, gestores públicos e representantes da iniciativa privada no Estado, um público de aproximadamente 330 pessoas com caravanas de diversas regiões do Tocantins.

Estiveram presentes representantes da Central de Abastecimento do Tocantins (Ceasa) e da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) que trataram sobre o tema “Comercialização de Frutas” e falaram sobre as oportunidades de mercado para o segmento.

Durante o evento foi apresentado um caso de sucesso de um produtor de Abacaxi do Tocantins que implementou em sua propriedade um inovador sistema de produção obedecendo às normas de qualidade da Produção Integrada de Frutas. Outros assuntos como Zoneamento Agroambiental da Fruticultura, Tecnologias de Irrigação para a Fruticultura, Zoneamento Político e Agroambiental da Fruticultura, também foram discutidos.

Segundo o diretor-superintendente do Sebrae-TO, Paulo Massuia, é de suma importância planejar e buscar maneiras de melhorar a produção e a comercialização, mas também é igualmente importante saber quanto custa produzir. “A gestão na propriedade rural é o que mostrará ao produtor se ele de fato está obtendo lucro, e o Sebrae tem fornecido as ferramentas para apoiar o produtor nesse sentido”, afirmou o diretor.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae