Nas carteiras da Escola Municipal Luiz Nunes de Oliveira, alunos atentos, conhecendo um pouco mais sobre a Brucelose, tema da palestra realizada pela Adapec - Agência de Defesa Agropecuária, na manhã desta terça-feira, 29. O evento ocorreu no distrito de Buritirana, a 70 km de Palmas e contou com a participação de cerca de 70 estudantes.
Na oportunidade, os participantes se informaram sobre a doença, seu modo de transmissão, a prevenção, os principais sintomas e os prejuízos econômicos. “Queremos criar uma consciência preventiva nos jovens, porque eles se tornam disseminadores de informações e agentes de mudanças junto à sociedade”, explicou o palestrante e médico veterinário da Adapec, José Maria Segundo.
A orientadora Educacional da Escola, Doralice Cardoso da Silva, garante que a palestra foi proveitosa porque cerca de 60% dos alunos moram na zona rural. “É importante esse aprendizado, eles ficam mais atentos, absorvem melhor o conteúdo e comentam com seus pais o que aprenderam”, enfatizou.
“Meu pai tem seis cabeças de gado. Com essas informações posso ajudá-lo a prevenir a doença e alertá-lo sobre os cuidados, pois a brucelose é uma doença infecciosa, que ataca animais e pode ser transmitida ao homem, por isso a importância da vacinação”, disse a estudante do 9º ano, Cleidiane Oliveira de Morais, de 15 anos.
Já para a estudante do 7º ano, Gabriela da Conceição Oliveira, de 12 anos, fica o aprendizado. “A partir de agora, lá em casa, só leite fervido e carne bem cozida para não correr o risco de contrair a brucelose. E se alguma vaca abortar um bezerro, meu pai, imediatamente, vai procurar orientações na Adapec, pois esse é um dos sinais do animal ter contraído a doença”, destacou.
Amanhã às 14 horas, o ciclo de palestras chega ao município de Santa Tereza, onde serão abordados a “Brucelose” e o “Uso Correto de Agrotóxicos e destinação final de embalagens vazias”.
Brucelose
A Brucelose é uma zoonose causada pela bactéria Brucella abortus e pode ser transmitida ao homem. A vacinação é obrigatória e deve ser feita nas fêmeas bovinas e bubalinas, com idade entre três e oito meses. A imunização só pode ser realizada por um médico veterinário credenciado pela Adapec ou por um vacinador, sob a responsabilidade desse médico veterinário, que seja habilitado pelo órgão.
Fonte: Ascom Adapec