Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Os produtores de soja da região das várzeas tropicais (Lagoa da Confusão, Pium e Formoso do Araguaia) devem se apressar. O prazo para colheita de todo o material acaba nesta quarta-feira, dia 30. Para quem descumprir a determinação, serão aplicadas punições como multa, interdição da propriedade, destruição do plantio, entre outras.

A medida faz parte de um conjunto de normas que regulamenta o cultivo de soja, para semente e pesquisa, neste período de entressafra ou vazio sanitário. O objetivo é manter a ferrugem da soja, principal praga da cultura, longe das lavouras tocantinenses, minimizando prejuízos nas safras e entressafras.

O presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, explica que todas as normas estabelecidas são fundamentais para garantir o Tocantins como grande produtor de soja para semente e pesquisa. Desde 2006, o Estado vem desenvolvendo ações específicas de controle da ferrugem da soja no cultivo do grão nas várzeas tropicais, dentro do vazio sanitário. “Estamos de olho nesse desenvolvimento e fiscalizamos toda a área plantada para manter a praga sob controle, auxiliando o produtor rural”, disse.

De acordo com o diretor de Defesa Vegetal da Adapec, Luís Henrique Michelin, a implantação do Vazio Sanitário foi estipulada para quebrar o ciclo de desenvolvimento da praga, evitando que a ferrugem se prolifere na entressafra. “A excepcionalidade de plantio com controle rigoroso, atrelado as características peculiares da região de várzea, consolida o Estado como pólo de produção de sementes de alta qualidade”, explica.

Entenda

Vazio Sanitário da Soja é o período de entressafra, que vai do dia 1º de julho a 30 de setembro. Nele fica proibido o cultivo da soja, com exceção de áreas específicas onde foi comprovada cientificamente baixa incidência da Ferrugem Asiática. “As condições climáticas e territoriais reduzem os riscos da praga, mas mesmo assim precisamos fazer monitoramento frequente para evitar o desenvolvimento da ferrugem”, conta o diretor, acrescentando que nesta entressafra foram registrados alguns focos na região.

Fonte: Ascom Adapec