Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Esequias Araújo

O espírito esportivo levou 748 atletas, entre profissionais e amadores, a suarem a camisa e se unirem em torno das comemorações do aniversário de 21 anos de criação do Estado, ao participarem da 9ª Meia Maratona do Tocantins, realizada nesta segunda-feira, 5, em Palmas. O governador interino Carlos Henrique Gaguim e a primeira-dama Rose Amorim fizeram questão de participar e completar o percurso de 7 quilômetros.

“O importante é ver a participação de todos e o espírito de integração dos atletas”, disse Gaguim, citando a participação de crianças e idosos na meia maratona. O governador disse, ainda, que sua participação demonstra seu fôlego e preparo para trabalhar pelo Tocantins. “Estamos acelerando, trabalhando dia e noite para trazer o desenvolvimento ao Estado. Temos preparo físico e psicológico para isso”, completou.

Deputados e secretários de Estado também se uniram aos atletas profissionais e amadores, participando da meia maratona. As primeiras colocações gerais ficaram para participantes do Distrito Federal: Antônio Júnior, no percurso de 21 km; e Antônio Rodrigues dos Santos, no percurso de 7km (corrida popular). As crianças competiram em percurso específico, de 2 km.

Os dois atletas do Distrito Federal que ganharam as primeiras colocações competiam pela primeira vez no Tocantins. Antônio Júnior destacou que foi simbólico voltar a ganhar uma competição em uma cidade tão bonita, após dois anos afastado de corridas devido a uma contusão. Já Rodrigues dos Santos fez questão de ressaltar a organização do evento. A meia maratona, realizada pelo governo do Estado, é um dos principais eventos esportivos do Tocantins e reúne atletas de diversos estados – Goiás, Mato Grosso, Pará, Bahia, São Paulo e Maranhão - devido seu reconhecimento em nível nacional.

Este ano, o evento contou com quatro categorias principais e 20 categorias secundárias, divididas por sexo e faixa etária. As premiações variaram de R$ 2 mil a R$ 50.

Recreação

Entre os diversos eventos e ações que integram as comemorações do aniversário de 21 anos do Tocantins há também atividades de recreação, voltadas à criançada. Aproveitando a movimentação da 9ª Meia Maratona, que teve como ponto de largada e de chegada a Praça dos Girassóis, o Sesc instalou no local uma unidade do Sesc Lazer, com vários brinquedos. Antes de correr na competição, vários atletas da categoria infantil aproveitaram para “aquecer” se divertindo por lá.

Fonte: Secom