Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Esequias Araújo

Uma noite de apresentações culturais, com direito a música e artes plásticas, encerrou as comemorações oficiais dos 21 anos de criação do Tocantins, ontem, segunda-feira, 5, em Palmas. Nas escadarias do Palácio Araguaia, três corais se revezaram, apresentando um misto de músicas populares, sacras e eruditas. Depois, já no hall de entrada do Palácio, foram abertas três mostras fotográficas simultâneas, que retratam a cultura e as paisagens do Estado.

Na abertura, o governador interino Carlos Henrique Gaguim saudou o público e falou de sua alegria em comemorar o aniversário do Estado trabalhando pela construção da cidadania. “A nossa meta é fazer com que cada cidadão que nasceu aqui ou que escolheu o Tocantins para viver tenha no governo a garantia do desenvolvimento, seja na área cultural, na educação, na saúde ou no social”, ilustrou Gaguim.

Após as palavras do governador, os corais se alternaram no palco: o Coral Sinfônico do Tocantins, o Coral Municipal e o Coral da Seduc – Secretaria da Educação e Cultura. Juntos, acompanhados pelo público, eles encerraram a apresentação com o “Parabéns para você”, em homenagem ao aniversário do Estado.

Já as mostras fotográficas, coordenadas pela Fundação Cultural do Estado e pela Adtur – Agência de Desenvolvimento Turístico, são coletivas, trazendo o olhar de diversos autores sobre as manifestações culturais, as comunidades tradicionais, os costumes e os roteiros turísticos do Tocantins. Duas mostras fotográficas - “Valores do Tocantins” e “Vivência e Sentidos” - dialogam entre si, apresentando a cultura material e imaterial do Estado, como os festejos do Bonfim, a culinária local, os costumes indígenas e os casarios históricos. Já a mostra “Tocantins, Bonito por Natureza” tem como foco a diversidade de cenários turísticos do Estado. O público pode conferir os trabalhos até esta sexta-feira, 9, no Palácio Araguaia, entre 8h e 18h.

As apresentações foram acompanhadas, além do governador, por secretários de Estado, autoridades e populares.

Fonte: Secom