Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Edu Fortes

Em visita ao Espaço + Cultura neste domingo, 26, o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, acompanhado de uma comitiva de executivos e servidores do órgão, conheceu as instalações do centro que foi financiado pela Caixa com recursos do Orçamento Geral da União (OGU). Durante a visita o presidente do banco assistiu a duas apresentações, uma de balé e outra de música popular brasileira, ambas realizadas por alunos do projeto.

“Estamos visitando todo o Brasil, com o programa Caixa Mais Brasil. Começamos por  Roraima, vamos  realizar 40  viagens em 2019 e 130 viagens ao longo dos quatro anos. Em  Palmas  visitamos uma estrutura de tratamento de esgoto, um conjunto habitacional com 160  moradias e no Espaço + Cultura. Estou muito feliz com os resultados desta parceria com a Prefeitura Municipal, vimos aqui as demonstrações dos alunos, as instalações e,  não há dúvidas de que este foi um investimento bastante positivo para a comunidade” destacou Pedro Guimarães.

O presidente da Fundação Cultural, Giovanni Assis, ressaltou que no Espaço + Cultura 125 adolescentes da região sul de Palmas participam de aulas de aulas de dança, música, teatro, pintura e escultura. “Esta região passou por uma verdadeira transformação social e este espaço veio para coroar esta transformação, pois abre novas possibilidades para estas crianças e adolescentes que moram aqui. São feitas duas seleções anuais para ingressos de novos alunos e nossa meta é aumentar o número de participantes para 200 alunos ainda em 2019”, contou Assis.

Se apresentaram para a comitiva da Caixa a aluna Liby Ahias de 14 anos que dançou balé e os alunos, Hugo Albuquerque e Lucas de Jesus, que tocaram os instrumentos bandolim e clarinete, respectivamente.

Espaço + Cultura

Inaugurado em junho de 2018 o local é fruto de recursos do Ministério da Cultura com contrapartida do município. O Espaço +Cultura tem a finalidade de fomentar e difundir a arte na região Centro-sul de Palmas. Além de cursos de desenho, escultura, teatro, pintura, dança e música, o Espaço propiciará à comunidade acesso à Galeria de Arte e às atividades de arte-educação, cinema, vídeo, espetáculos de teatro, dança, concertos de música, artes populares e atividades recreativas.