Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Umberto Salvador Coelho

Enquanto uns procuram conscientizar e fazer sua parte no combate a dengue como é o caso do deputado estadual Iderval Silva (PMDB) que encaminhou na última quarta-feira, 07, na Assembleia Legislativa (AL), um Projeto de Lei que institui campanha permanente de orientação e prevenção da dengue nas escolas públicas estaduais de ensino fundamental, outros, como é o caso do Secretário de Estado da Saúde, Dr. Francisco Melquiades Neto, dão um péssimo exemplo.

Há mais de um mês os trabalhadores contratados para fazerem uma reforma em um imóvel do secretário, localizado na 104 Norte, Rua NE 11, despejaram uma montanha de entulho em plena calçada por onde transitam os pedestres. Em meio aos detritos pode-se observar garrafas pet e recipientes que acumulam água da chuva, território fértil para proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

Não bastasse a falta de conscientização com o espaço e a saúde pública, a ação foi alem, pois o entulho foi despejado no pé de uma árvore, e mais, na calçada da frente do vizinho. E não dá para dizer que o secretário é desconhecedor do fato, pois passa rotineiramente nesta rua, onde possui outros empreendimentos.

Segundo a fiscalização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Habitação (Sedumah), o entulho deve ser colocado em contêineres próprios e uma equipe da secretária ronda pela cidade à procura dos infratores, dependendo principalmente das denúncias feitas pela população no telefone 2111 - 1162.

Referência no combate à dengue

Palmas se tornou nos últimos dois anos referência para o país quando o assunto é combate à dengue. A prevenção e as medidas de combate ao mosquito passaram a fazer parte de campanhas continuadas do poder público municipal. Antes, entretanto, a cidade enfrentou surtos que afetaram parcela significativa da população. O próprio prefeito Raul Filho, foi alvo de matérias repercutidas em vários veículos da imprensa regional no ano passado, por haver deixado entulhos na área de uma casa em reforma, de sua propriedade, e uma piscina descoberta.

(Umberto Salvador Coelho)