Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Moradores têm a oportunidade de conseguir a emissão de documentos pessoais

Moradores têm a oportunidade de conseguir a emissão de documentos pessoais Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Moradores têm a oportunidade de conseguir a emissão de documentos pessoais Moradores têm a oportunidade de conseguir a emissão de documentos pessoais

A oportunidade de resgatar a cidadania está sendo proporcionada à população dos 12 municípios da área de influência direta da Usina Hidrelétrica Estreito, por meio do projeto Ceste Usina Social, uma iniciativa do Consórcio Estreito Energia, em parceria com as Prefeituras Municipais, com a operacionalização do Sesi - TO.

A cada edição do projeto, serviços de emissão de carteira de trabalho, identidade e CPF são disponibilizados aos moradores da zona urbana e rural dos municípios. Nas duas edições já realizadas nos municípios tocantinenses de Goiatins e Barra do Ouro, 1.887 documentos pessoais foram garantidos às comunidades.

A procura pelos serviços ofertados é grande não só por aqueles que buscam emitir a segunda via do documento, mas também para quem ainda não tem acesso ao próprio documento. É o caso do estudante de Barra do Ouro, Domingos Pereira de Sousa, de 26 anos, que deu um passo fundamental para o fortalecimento de sua sua cidadania ao se registrar no Cadastro da Pessoa Física (CPF), um dos documentos que ele ainda não possuía. “Nunca tive a oportunidade de tirar esse documento e hoje não perdi a chance de me regularizar”, comentou.

Os atendimentos do Ceste Usina Social também foram oportunos para o lavrador Alcides da Cunha Araújo, de 58 anos, que percorreu cerca de 30 km do povoado Morro Grande até a Escola Estadual Professor Vicente José Vieira, onde a edição do projeto foi realizada em Barra do Ouro, para conquistar um antigo sonho: ter sua primeira carteira de trabalho. “Estou feliz, pois consegui a primeira carteira de trabalho da minha vida”, comemorou o lavrador.

Ao todo, o Ceste Usina Social já realizou mais de 48 mil atendimentos nas edições promovidas em Goiatins e Barra do Ouro, sendo mais de 21 mil atendimentos feitos no último sábado (03/10), no município de Barra do Ouro.

Além dos serviços de emissão de documentos pessoais, são desenvolvidas atividades de saúde bucal preventiva, com palestras, aplicação de flúor e distribuição de kits odontológicos (com pasta, escova de dente e fio dental). A criançada também tem espaço garantido com atividades recreativas, práticas de exercícios físicos, com aulas de spinning e jump, oficina de reciclagem, brincadeiras, pintura artística e diversas apresentações no palco, com animação do mascote da UHE Estreito, o “Usininha”, aulas de aeróbica e artistas locais. Em Barra do Ouro, o público também pode conferir uma miniexposição de animais do cerrado taxidermizados, ou seja, montados artisticamente, promovida pelo Núcleo de Educação Ambiental do Consórcio.

Ainda na última edição realizada em Barra do Ouro, a programação contou ainda com entrega de medalhas e troféus para equipes de futsal vencedoras da 1ª Copa Ceste, bem como entrega de certificados para os cerca de 140 alunos que participaram dos cursos de capacitação profissional na área de empreendedorismo, realizados entre os dias 28 de setembro e 02 de outubro. Foram realizados cinco cursos: administração empresarial, empreendedorismo voltado para mulheres, curso de vendas, noções de finanças e empreendedorismo rural.

Na abertura oficial do evento, o Prefeito de Barra do Ouro, Gilmar Cavalcante, ressaltou a importância da parceria com o Ceste. “A comunidade necessita desses serviços ofertados pelo projeto e a prefeitura estará sempre de portas abertas para estabelecer essas parcerias com o Consórcio”, enfatizou.

Participaram das ações diversos representantes do Ceste, entre eles o Gerente de Planejamento e Controle Estratégico, Marcos Duarte. “O Consórcio tem o compromisso social de proporcionar mais qualidade de vida para a população e estamos fazendo isso com esse grandioso projeto”, afirmou Marcos Duarte.

Fonte: Assessoria de Imprensa UHE Estreito