Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fabíola Dias

Para validação da Base Cartográfica da Amazônia Legal, na qual o Tocantins integra, reuniram-se na tarde desta terça-feira, 20, no auditório do Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, os técnicos da DSG - Diretoria de Serviço Geográfico do Exército Brasileiro e órgãos públicos do Estado.

Participaram da reunião representantes das secretarias de Recursos Hídricos e Meio Ambiente; Planejamento; Saúde; Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Incra – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária; Ibama, Itertins – Instituto Terras do Tocantins; Adapec – Agência Defesa Agropecuária, Ruraltins e Prefeitura Municipal de Palmas.

O encontro teve como objetivo apresentar o Projeto de Bases Cartográficas da Amazônia Legal e buscar, em caráter imediato, o apoio das instituições para subsidiar informações para conclusão do mapeamento, previsto para iniciar em 10 de novembro e conclusão de 20 de dezembro.

O trabalho de mapeamento teve início em setembro do ano passado, quando uma equipe da DSG permaneceu por cerca de 15 dias no Naturatins realizando auditoria técnica na base Cartográfica do órgão. Durante a auditoria os técnicos confrontaram as informações disponíveis por imagens de satélite, por fotolitos (fotos aéreas) e pelo Marco zero (de 1996 a 2002) - Sistema de dados ambientais do Naturatins, desenvolvido por empresa terceirizada contratada pelo Governo.

Nesse confronto de informações, os técnicos verificaram os possíveis erros de mapeamento no que se refere ao uso, cobertura e ocupação do território e hidrografia do Estado. Ao todo foram aditadas 107 folhas de imagens, e conforme o relatório apresentado pela DSG, 41foram rejeitadas, e outras aprovadas com restrições.

Para as correções, uma equipe da DSG composta por 25 técnicos estarão no órgão por 40 dias fazendo as correções, inserindo informações cedidas e refazendo as folhas que foram rejeitadas. Segundo o relatório, houve um deslocamento das imagens, gerando diferenças de 300 a 400 metros, ocasionando assim a rejeição.

Projeto

O projeto é uma parceria entre o Ministério do Meio Ambiente, IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e Exército Brasileiro, que tem por finalidade elaborar o mapeamento digital de toda a Amazônia Legal na escala de 1:100 mil. Esse mapeamento servirá para o planejamento e ordenamento territorial da Amazônia.

Outra contribuição será a gestão ambiental dos estados, contribuindo para a implementação de ações para o combate ao desmatamento, gestão das Unidades de Conservação, realização do ZEE – Zoneamento Ecológico Econômico e os planos de gestão dos recursos hídricos.

Financiado pelo Banco Mundial, que investiu US$ 4,5 milhões, o projeto contempla os nove estados da Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e grande parte dos estados do Maranhão. Conforme o cronograma do projeto, o mapeamento deverá ser entregue ao MMA até fevereiro/2010.

Fonte: Ascom Naturatins