Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em mais uma ação de promoção do turismo do Tocantins, a Adtur - Agência de Desenvolvimento Turístico trouxe ao Estado a jornalista americana Pámela Grout para conhecer roteiros e divulgá-los nos veículos em que trabalha. Após visitar a região turística “Encantos do Jalapão”, a profissional segue nesta quinta-feira, 22, para o roteiro recém-lançado em Dianópolis, região das “Serras Gerais”, oferecido pela empresa 40º Cerrado, regressando a Palmas no dia 25.

Ela será acompanhada pelo empresário e guia de turismo Diego Sommer, em três dias do roteiro que contempla os municípios de Palmas, Dianópolis e Natividade e, segundo Sommer, prioriza o histórico-cultural. “Diferente do Jalapão, que é voltado para o ecoturismo, esse é um roteiro integrado que também tem ecoturismo, mas que valoriza a história e cultura e que se tem mais contato com as comunidades da região, conhecendo os costumes, culinária como no caso do biscoito amor-perfeito, que ela terá a oportunidade de experimentar”, disse.

A 40º Cerrado participou do projeto “Missões Internacionais”, da Adtur, em parceria com o MTur - Ministério do Turismo, que levou operadores de turismo do Estado para participar de eventos focados em turismo de aventura na Noruega, Inglaterra e Estados Unidos. Este grupo viajou com o objetivo de familiarizar-se com outros agentes e, como contrapartida, contatar jornalistas especializados para conhecer os atrativos tocantinenses com o intuito de divulgação.

A jornalista Pámela Grout, acabou de realizar um ‘press trip’ na região turística “Encantos do Jalapão”, pelo roteiro do ‘Safári Korubo’, e passa a conhecer agora um pouco da região sudeste, com outras belezas naturais, e um pouco da história e cultura do Tocantins. No primeiro dia, após a chegada a Dianópolis, a jornalista vai visitar o balneário de Rio da Conceição e a Cachoeira Cavalo Queimado, a 28 km, de Dianópolis. Na volta visitam o museu, o centro histórico da cidade e a Capelinha dos Nove Mártires.

No segundo dia, na parte da manhã, a visita será ao Vale Encantado, passando pelo Portal do Vale e Cachoeira da Ré; à tarde, visita à Cachoeira das Orquídeas, Lagoa Bonita e a Caverna dos Sons, finalizando com a contemplação do pôr do sol no Vale da Garganta, um mirante na Serra Geral.

Fechando o roteiro no terceiro dia, a viagem segue para Natividade, onde serão visitadas a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Igreja Nossa Senhora de Natividade, Igreja de São Benedito, o museu, a ourivesaria e o roteiro histórico da cidade. Na volta para Palmas, ainda haverá passagem pela cachoeira Roncador, em Taquaruçu, e ‘city tour’ pelos principais pontos turísticos da capital. 

Roteiro

1º Dia – Palmas / Dianópolis

08h - Saída de Palmas com destino a Dianópolis.

12h - Chegada em Dianópolis (check-in e almoço). Logo após sairemos com destino a Rio da Conceição onde visitaremos o balneário da cidade e a Cachoeira Cavalo Queimado.

16 h - Retornaremos para Dianópolis onde visitaremos o museu, parte histórica da cidade e capela dos Nove.

20 h - Jantar.

2º Dia – Dianópolis

08h - Saída para o Vale Encantado onde visitaremos o Portal do Vale e a Cachoeira da Ré.

12h - Almoço. Logo após sairemos com destino a Cachoeira das Orquídeas, Lagoa Bonita e Caverna dos Sons.

No final da tarde apreciaremos um por do sol inesquecível no Vale da Garganta.

19h - Retorno para Dianópolis / jantar.

3º Dia - Dianópolis / Natividade / Taquaruçu / Palmas

08 h - Saída com destino a Natividade onde visitaremos a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos,Igreja Nossa Senhora de Natividade, Igreja de São Benedito, museu, ourivesaria e a parte histórica da cidade.

12h – Almoço. Logo após sairemos com destino a Taquaruçu onde visitaremos a Cachoeira do Roçador. Em seguida, Palmas, onde faremos um city tour passando pelos principais pontos turísticos da mais nova capital do Brasil.

Fonte: Secom