Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Nielcem Fernandes Wagno, Melk e Alfredo Branquina durante assinatura do convênio  Wagno, Melk e Alfredo Branquina durante assinatura do convênio

O Superintendente do Instituto Evaldo Lodi - IEL NR/TO, Carlos Wagno Milhomem, e o presidente do Instituto Social Divino Espirito Santo – Prodivino, Melk Aires, juntamente com o Superintendente do Ministério do Trabalho no Tocantins, Alfredo Branchina entre outras autoridades, estiveram presentes na solenidade que aconteceu nesta terça-feira, 27, às 15:00h na sala de reuniões da Fieto – Federação das Indústrias no Estado do Tocantins que marcou a assinatura do convênio de parceria e cooperação técnica entre as entidades.

O convênio tem por objetivo auxíliar, dando condições e instrumentos necessários para a inserção dos jovens que se capacitarem através do Projeto Projovem Trabalhador no mercado de trabalho nos municípios de Colinas do Tocantins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional. No município de Palmas será oferecido o microcrédito para dar suporte ao Polo de Confecções do Tocantins, que tem 15 municípios cadastrados.

“Nós, na verdade, estamos complementando as ações previstas no Programa Projovem Trabalhador através dessa parceria com o Prodivino que esta levando crédito de fomento para aqueles jovens, aquelas pessoas que estão sendo atendidas pelo Projovem nos municípios” declarou Wagno que frisou também a importância do cumprimento da meta do IEL: “o publico atendido hoje nos três municípios pelo IEL através do Projovem é de 2.500 jovens e nós temos a expectativa de que 40% deles tenham acesso ao credito oferecido pelo Prodivino”. O Projovem Trabalhador é um programa do governo federal desenvolvido no Tocantins pela Sejuv – Secretaria Estadual da Juventude que irá beneficiar jovens de 18 a 29 anos que estejam regularmente matriculados no ensino médio. Para o Estado, foram disponibilizadas quatro mil vagas em 79 municípios. A Sejuv tem a responsabilidade de inserir pelo menos 30% desses beneficiários no mercado de trabalho.

“A taxa de juros é de 0,5% (meio por cento), o limite máximo para liberação de credito e de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) e o prazo de carência e de três meses, sendo que o valor total pode ser dividido em até 15 meses para pagamento” ressaltou Aires, que concluiu: “o credito será disponibilizado para os jovens atendidos pelo IEL através de cheques entregues diretamente aos contemplados, sem burocracia.”

O papel do Ministério do Trabalho é fiscalizar a inserção de 30% dos jovens, por parte da Sejuv – Secretária Estadual da Juventude beneficiados pelo programa em todo o estado no mercado formal de trabalho, um dos objetivos do compromisso firmado pela parceria entre as instituições. Segundo Branchina,“dentre as várias modalidades de inserção, além do emprego formal, temos a questão do empreendedorismo. Tendo a possibilidade e a facilidade da obtenção do crédito, com certeza a inserção dos jovens será mais fácil”. O ProJovem Trabalhador é resultado da união dos programas Consórcio Social da Juventude, Primeiro Emprego e Escola de Fábrica. “a experiência que nós temos é que a inserção dos 30% não vinha sendo cumprido, agora existe uma fiscalização e um acompanhamento mais eficaz para que essa meta seja cumprida...no mínimo nos sete municípios que foram beneficiados por esse programa, terão que inserir até 1.050 (mil e cinqüenta) jovens” Lembrou o Superintendente do Ministério do Trabalho no Tocantins Alfredo Bhanchinha.

Fonte: Assessoria de Imprensa Fieto.