Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Durante a sessão desta quarta-feira, 04, da Assembleia Legislativa do Tocantins, o deputado Paulo Roberto (PR), congratulou a professora “Irmã” Martha Maria Machado Mesquita, que hoje comemora 80 anos de idade e, lhe fez uma homenagem pela passagem do Dia do Professor, aproveitando a oportunidade para agradecer o seu trabalho e contribuição no desenvolvimento educacional do Tocantins.

Em seu discurso, o deputado frisou, “tenho a honra e o orgulho de homenagear, nesta manhã, a professora Irmã Martha, pelo seu brilhante trabalho realizado em prol da educação do nosso Estado. Irmã Martha, contribuiu para a consolidação de uma educação tocantinense focada na formação cultural, intelectual e primordialmente a formação do ser humano, realizando um excelente trabalho frente às escolas”, disse Paulo Roberto.

Paulo Roberto ainda estendeu a homenagem a todos os grandes profissionais e educadores, que segundo ele "tem a missão de nos ensinar as primeiras letras, que nos fazem profissional e, que nos acompanham até o mais alto grau acadêmico conquistado ou a conquistar”, salientou o deputado.

Irmã Martha

Irmã Martha, nasceu no dia 03 de novembro de 1929, em Jaú, São Paulo. É chamada de “Irmã” porque é Dominicana da Congregação de Nossa Senhora do Rosário de Monteils, França. Descobriu sua vocação na Escola Normal Livre Horácio Berlinck. Pedagoga, pela Faculdade de Filosofia “Sedes Sapientiae”, São Paulo. Em 1953, entrou para o noviciado das Irmãs Dominicanas em Uberaba (MG); 1954 estava na Casamãe da Congregação em Monteils, França; 1955 foi estudar Teologia em Roma.

Já em 1965, foi encarregada pela Causa de Beatificação da Fundadora da Congregação, Madre Anastasie Conduché. Em 1966, retornou ao Brasil, onde trabalhou em Uberaba, Rio de Janeiro, Conceição do Araguaia e, desde 1980 reside em Porto Nacional, TO. No TO, fez parte da Diretoria do Colégio Sagrado Coração de Jesus como Vice-Diretora, Coordenadora e Tesoureira. Atuou como professora do Colégio e da Faculdade FAFING - Faculdade de Filosofia do Norte Goiano, hoje Unitins. E, desde 1999, que transmite suas crônicas pela Rádio Tocantins AM.

Há vários anos Irmã Martha mora no Noviciado e colabora na formação das moças que desejam ser religiosas na Congregação a que pertence. Sua mais recente paixão é poder participar de atividades da 3ª idade e dar uma colaboração no belíssimo trabalho de recuperação realizada pela Fazenda da Esperança. “Considero uma grande graça minha estadia aqui em Porto Nacional, e agradeço a todas as pessoas que colaboraram para que eu me sentisse bem aqui e desejo que o próprio Deus seja a recompensa de cada um”, disse Irmã Martha.

Irmã Martha, hoje está aposentada como professora, mas costuma dizer que como educadora nunca vai se aposentar. Continua sendo convidada para fazer palestras ou ministrar cursos em escolas públicas ou dar sua colaboração e Encontros de Jovens, de casais, usando dinâmicas que favorecem o relacionamento humano, sobretudo do ponto de vista do amadurecimento emocional.

Fonte: Assessoria de Imprensa Paulo Roberto