Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O prefeito de Tocantinópolis, Fabion Gomes (PR), que esteve nesta quarta-feira, 11, em Palmas, para uma audiência com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Júnior Coimbra (PMDB), em entrevista exclusiva ao Conexão Tocantins, disse reconhecer que o governador até que tem boa vontade, mas que a equipe do governo tem de agir logo. 

Fabion afirmou que o que era para se fazer em dois meses, tem que ser feito em 15 dias, e o que deveria fazer em seis meses, fazer em dois. “Tem que fazer com que o Estado ande, porque o Estado ainda está parado. Até agora, as ações do governo não chegaram ao povo. Ele tem que apressar as ações governamentais e fazer com que o povo sinta a presença do governo em todos os lugares”, desabafou o prefeito.

A situação financeira das prefeituras do Tocantins é crítica e caótica, na visão do prefeito, que relatou o quadro em que se encontra o município que administra. Ele pediu a interferência do presidente da Assembleia junto ao governo estadual no sentido de ajudar Tocantinópolis financeiramente. Fabion tratou também com o presidente sobre a questão das emendas parlamentares que vão ser apresentadas ao Orçamento do Estado para 2010, o que pode ser destinado de recursos para Tocantinópolis.

Décimo Terceiro

“Para conseguir pagar o 13º salários dos servidores, os prefeitos estão correndo atrás do governador e fazendo uma verdadeira via-crúcis em Brasília”, relata Fabion, para quem os recursos têm que sair de onde for para as prefeituras quitarem a folha de pagamento dos funcionários. “Do contrário, é entrar numa fase de endividamento, que pode ser um buraco sem fundo”, lastima.

A crise, pelos cálculos de Fabion, atinge mais as cidades que só dependem do FPM, que não têm arrecadação com outros tributos como IPTU e ISS, o que gera uma dificuldade enorme, segundo ele, cidades maiores têm outras receitas e, por isso, têm mais facilidades para os prefeitos fazerem outros projetos, cumprir os compromissos de campanha. “Eu acho que todo prefeito que tem boa vontade sonha em realizar uma boa administração, mas só se trabalha tendo recursos financeiros. Os recursos repassados pelos governos federal e estadual, foram parcos demais”, reclamou.

O prefeito disse que Júnior Coimbra lhe informou que o governador Carlos Gaguim começa receber os prefeitos a partir da próxima segunda-feira, dia 16. “Isso é bom, porque o governador tem que fazer com que o tempo seja bem aproveitado. Ele (o governador) tem que agir logo e sair do discurso, porque tem só tem até o mês de maio do ano que vem para firmar convênios com as prefeituras”, especulou.