Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

O governador Carlos Henrique Gaguim recebeu na tarde desta terça-feira, 17, no Palácio Araguaia, o arquiteto paulista Eduardo Salata Orsi, que veio ao estado a convite do governo estadual para apresentar um projeto de um centro esportivo multiuso, em Palmas, com infraestrutura para atender diversas modalidades olímpicas. Segundo o secretário estadual do Esporte, Ricardo Abalém, o centro esportivo está previsto no plano macro para o desenvolvimento do setor esportivo no Tocantins.

Ainda de acordo com o secretário, a idéia é construir o centro nas imediações do Estádio Nilton Santos e do kartódromo Rubens Barrichello, na avenida Governador Siqueira Campos, zona sul da Capital. “Teremos nesse complexo a prática de todas as modalidades esportivas, incluindo um ginásio esportivo de grande porte, estacionamento e demais atividades, para atender com comodidade a população de todo o Estado”, disse o secretário.

O arquiteto Eduardo Salata Orsi apresentou um projeto de uma arena semelhante para a cidade de Ribeirão Preto. O projeto para Palmas, entretanto, será adaptado à realidade do Tocantins. “Esse projeto congrega uma série de atividades pertinentes ao desenvolvimento das cidades, sendo um complexo esportivo, de lazer, cultural e social. Um núcleo desses desenvolve sobremaneira a cidade, do ponto de vista urbano, do turismo e da coletividade como um todo. Além disso, promoverá uma série de ações indutoras para a área social, como serviços de atendimento à saúde, incentivo às crianças para a prática do esporte”, afirmou.

Eduardo Orsi disse que o governador Carlos Gaguim se mostrou receptivo ao projeto de construção do centro esportivo multiuso. “O governador conseguiu observar a grandeza de uma ação como essa não só para todo o Tocantins, mas para o exterior, porque uma imagem de um centro desses é projetada para o mundo. É uma visão de quem está preocupado com a cidade, com o estado, do ponto de vista social, para que haja crescimento”, avaliou o arquiteto.

Encontro

O secretário Ricardo Abalém anunciou para dezembro um encontro com todos os secretários municipais de Esporte, para apresentar os planos do governo estadual para a área. “O objetivo é traçarmos, juntos, esse plano estratégico de desenvolvimento a médio prazo em todos os municípios do Tocantins”, afirmou Abalém. Na ocasião, também será anunciada mais informações, como investimentos e prazos, sobre o centro esportivo multiuso.

 

Fonte: Secom