Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Região tem belezas naturais como a Cachoeira da Velha

Região tem belezas naturais como a Cachoeira da Velha Foto: Frederick Borges

Foto: Frederick Borges Região tem belezas naturais como a Cachoeira da Velha Região tem belezas naturais como a Cachoeira da Velha

Seguindo as diretrizes assumidas pelo governador Carlos Henrique Gaguim, durante visita a Ponte Alta do Tocantins, no dia 14 deste mês, ao colocar o turismo do Jalapão como prioridade de seu Governo, a Secretaria Estadual de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, estará amanhã, quinta-feira, dia 19, em Mateiros, para o encontro de órgãos relacionados à preservação ambiental e utilização ordenada dos recursos naturais do Tocantins. O objetivo é elaborar um plano de uso racional das belezas do Jalapão.

O encontro acontecerá no município de Mateiros e deve contar com representantes da Secretaria de Infraestrutura, Agência de Desenvolvimento Turístico (ADTUR), Procuradoria Geral do Estado, Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Secretaria Estadual de Agricultura Pecuária e Abastecimento, Companhia Independente de Polícia Militar Ambiental, Fórum Estadual de Turismo, Prefeitura de Mateiros, Prefeitura de São Félix do Jalapão e Prefeitura de Ponte Alta.

Segundo o Secretário de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Fábio Lelis, a iniciativa promoverá o melhoramento dos pontos turísticos, a recuperação de áreas degradadas, incentivo às culturas de subsistências, conscientização da população e dos turistas para o uso ordenado dos recursos e a elaboração de um termo de cooperação entre os órgãos envolvidos para a execução de todas estas ações. “A idéia de reunir todos estes órgãos é para que tenhamos uma ação completa. Não basta apenas uma destas pastas tentar resolver a situação se ela depende de um série de fatores, que compete a distintas autarquias”, acrescenta.

Entre os pontos a serem visitados pela comitiva, estão a Cachoeira da Velha, Prainha da Velha, Casa do Governador, Fervedouro, Comunidade Mumbuca, Cachoeira da Formiga e as Dunas.