Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Esequias Araújo

O município de Campos Lindos, a 491 km de Palmas, contará em breve com um hospital e com mais uma rodovia de acesso, ligando-o a Recursolândia. O anúncio foi feito pelo governador Carlos Henrique Gaguim, na tarde deste sábado, 28, durante solenidade de entrega de 150 títulos definitivos de posse de terra para agricultores familiares.

“No próximo dia 15, após retornar de viagem ao exterior, aonde vamos buscar investidores para nosso Estado, estarei assinando a ordem de serviço para a construção da rodovia que ligará Campos Lindos a Recursolândia. Serão duas frentes de trabalho, para acelerar a finalização da obra”, disse o governador. Em relação ao hospital, Gaguim adiantou que os recursos devem vir da venda de parte da participação do Estado na Celtins – Companhia de Eletricidade do Tocantins.

Sobre a entrega do título de posse aos agricultores com propriedades até 320 hectares, Carlos Gaguim acrescentou que a ação deverá favorecer o sistema produtivo na região. “Com a entrega destes títulos, vamos fomentar o desenvolvimento, melhorar o IDH [Índice de Desenvolvimento Humano], o emprego para o nosso povo e ainda vamos fazer muito mais para essa região importante do nosso Estado”, afirmou o governador.

O agricultor Cornel Oliveira Silva foi um dos beneficiados com a posse definitiva. Morador da região desde que nasceu, Cornel disse que o título é a realização de um sonho. “A gente se sente aliviado, porque vivemos num lugar de conflito, onde sempre aparece gente dizendo que é dono da terra, mas nós nascemos e nos criamos no lugar, nós somos donos, e agora com o título de posse, ninguém nos tira de lá”, disse o agricultor.

Segundo o presidente do Itertins – Instituto de Terras do Tocantins, José Augusto Pugliese, os pequenos agricultores agora têm condições de receber financiamentos para melhorar a produção. “O Itertins não toma terra, ao contrário, estamos regularizando a terra dos produtores de Campos Lindos e do Tocantins”, disse Pugliese.

Para o senador João Ribeiro (PR), presente ao evento, a entrega dos títulos de posse representa o reconhecimento da cidadania dos agricultores de Campos Lindos. “O governador Carlos Gaguim está acelerando o desenvolvimento do Tocantins e a entrega desses títulos de terra vem dar cidadania a esses agricultores”, disse o senador, que anunciou a destinação de emenda parlamentar para a construção de uma creche para 240 crianças em Campos Lindos.

Já o deputado estadual Marcelo Lelis (PV) anunciou recursos para a conclusão da unidade de saúde do município, que está paralisada. A deputada estadual Luana Ribeiro (PR) se comprometeu a destinar emenda para a compra de uma ambulância para o município.

Fonte: Secom