Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Um dia inteiro de promoção e exercício de cidadania, lazer e entretenimento foi ofertado pelo Consórcio Estreito Energia (Ceste) em Palmeiras do Tocantins, finalizando mais uma edição do Ceste Usina Social. Emissão de documentos (carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e título de eleitor), de certificados de cursos de capacitação, prática esportiva, oficinas de reciclagem, de pintura, teatro, shows musicais e concursos de danças mobilizaram milhares de moradores do município tocantinense, que contabilizou 19 mil 804 atendimentos.

Fruto de uma parceria com as prefeituras dos 12 municípios da área de abrangência da UHE Estreito e o Serviço Social da Indústria, regional do Tocantins (SESI-TO), o Ceste Usina Social já realizou cerca de 150 mil atendimentos em sete edições.

Por volta das 8h30, os atendimentos foram iniciados na Escola Municipal Tia Lila (Av. Airton Senna), onde ocorreu a sétima edição do Ceste Usina Social. Meia hora depois, representantes do Ceste, do Sesi, o prefeito de Palmeiras do Tocantins, Anissé Alves de Sousa, secretários municipais e membros do legislativo municipal fizeram abertura oficial da ação social. Nos discursos, palavras de agradecimento pelas parcerias estabelecidas, onde a população é a maior beneficiada. “Estou de braços abertos a todos e a tudo que vier em benefício da nossa população. Ações como esta, são muito importantes pelo grande alcance que tem e pelo bem que promove”, falou o prefeito de Palmeiras do Tocantins, Anissé Alves de Sousa.

O estudante Robson Gomes, 14, teve dois bons motivos para ir ao Colégio Tia Linda no sábado. Atleta do Bom de Bola, time que conquistou o título de campeão na categoria Sub-14 da Copa Ceste de Futebol Society, além de receber sua medalha, ele aproveitou o evento para tirar as carteiras de Trabalho, Identidade e CPF. “Pretendo começar a trabalhar logo que completar 18 anos e já estarei com tudo pronto. Como é mais fácil tirar os documentos no Ceste Usina Social, aproveitei a oportunidade”.

Entre uma brincadeira e outra, Raimunda Samara Mendes de Sousa, 10, deu uma parada para cuidar dos dentes. Após assistir a uma encenação sobre a importância de cuidar bem dos dentes, ela recebeu um kit de higiene bucal (escova, pasta e fio dental) fez aplicação de flúor e 30 minutos depois escovou os dentes, sob orientação de funcionários do Sesi.

Cristina Martins levou a filha, Márcia, 10, para obter seus documentos de identificação e se divertir no Ceste Usina Social. A menina de 10 anos, exibia orgulhosa a pintura de uma borboleta feita na pele, enquanto se preparava para aprender a fazer brinquedos com garrafas Pet. “Conseguimos tirar os documentos dela com facilidade e sem nenhum custo, porque o Ceste oferece as fotos e xerox para a documentação. Essa é a primeira vez que participo do Ceste Usina Social e estou achando excelente, principalmente, pelo lazer que é ofertado para as nossas crianças. É mais uma chance até de integração entre as crianças”, opinou.

Cursos de Capacitação

Durante a semana, seis cursos de capacitação foram realizados pelo Ceste Usina Social, com turmas pela manhã, tarde e noite. Administração Empresarial, Empreendedorismo voltado para mulheres, Curso de Vendas, Noções de Finanças, Empreendedorismo Rural e Cozinha Brasil dividiram atenção de centenas de moradores que viram ali a oportunidade de aprender a gerenciar negócios e mesmo definir uma futura ocupação.

Morando há pouco tempo em Palmeiras do Tocantins, a potiguar Valdenice Alves de Aragão participou do curso de Empreendedorismo voltado para mulheres e disse estar satisfeita com o que viu e ouviu. “Com certeza esse curso vai me auxiliar muito, especialmente a definir sobre o que farei daqui pra frente”, comentou. Atualmente sem uma atividade profissional, Valdenice Aragão garante que pretende colocar em prática todo o aprendizado obtido no Ceste Usina Social o mais breve possível.

Duzélia Rodrigues é autônoma. Trabalhando com venda de moda feminina, ela aproveitou a oportunidade para fazer o curso de Administração Empresarial. Não ter custos e a facilidade ofertada a motivaram a participar da capacitação. “Como trabalho com vendas esse curso vai me ajudar muito no trabalho e também até a encontrar um emprego. Felizmente, existe este projeto, que está proporcionando muito conhecimento a várias pessoas. Isso é muito bom”, disse ela, que no sábado, trabalhava como voluntária no Ceste Usina Social.

O assistente de Projetos Econômicos do Ceste, Charles Velasco, fez uma avaliação extremamente positiva da ação em Palmeiras do Tocantins. “Esta é a segunda vez que o Ceste Usina Social é realizado no município e com sucesso. Muito desse mérito deve-se, sem dúvidas, às parcerias da prefeitura e do Sesi, e da população que acredita no projeto por ver a responsabilidade e carinho com o qual é realizado”, finaliza.

Mais duas edições do Ceste Usina Social ainda serão promovidas em 2009, nesta primeira quinzena de dezembro: em Darcinópolis (TO) e Estreito (MA).

Fonte: Assessoria de Imprensa UHE Estreito