Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (Sintras-TO), Manoel Miranda, encaminhou ao deputado Estadual Jose Viana (PSC), ofício solicitando a criação de cargos comissionados no Estado. Projeto de lei neste sentido deverá ir a votação nesta quarta-feira, 02, às 15 horas. Esta luta tem o apoio irrestrito do presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Tocantins (Sindifato), Renato Melo.

Isto ratifica o que os representantes sindicais da Saúde disseram logo aos a negociação dos 25%, que a luta em prol dos servidores continuariam e isto foi confirmado com as negociações entre os sindicatos e o governo não cessaram. Após longa articulação com parlamentares, finalmente o deputado José Viana, sensibilizado com a situação dos profissionais de saúde do Tocantins resolveu abraçar a causa dos trabalhadores e com a criação destes cargos, um problema antigo dos profissionais de Saúde será resolvido: a diferença de vencimentos em relação aos profissionais concursados.

Atualmente, um profissional de Saúde é empossado com um cargo comissionado com remuneração de R$ 1.200,00 (AD8), com a aprovação do anti-projeto, e depois das correções feitas pela Casa Civil, o mesmo profissional poderá ser contratado no cargo de agente de nível superior específico da sua formação e com vencimento inicial da tabela do Plano de Cargos, Carreiras e Subsídio, ou seja, receberá a mesma remuneração de um profissional concursado em início de carreira.

A equiparação dos vencimentos é um reconhecimento pelas atividades desenvolvidas pelos profissionais de saúde, visto que, os mesmos desenvolvem as mesmas atividades, entram nas escalas de serviço, tem as mesmas responsabilidades e jornada de trabalho de um profissional concursado.

Segundo o ofício encaminhado ao deputado, em reunião com grupo de profissionais da área, ficou acordado que a diretoria do Sintras encaminharia sugestão de leis de criação dos cargos de :

Agente de Fisioterapia Superior;

Agente de Terapia Ocupacional Superior;

Agente de Biomedicina Superior;

Agente de Biologia Superior;

Agente de Assistente Social Superior;

Agente de Farmácia Superior

Agente de Farmácia-Bioquímica Superior

Agente de Fonoaudiólogia Superior;

Agente de Psicologia Superior;

Agente de Técnico em Radiologia;

Agente de Técnico em Laboratório;

Agente de Instrumentação Cirúrgica.