Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Gustavo Sá

Foto: Gustavo Sá

A equipe do Parque Estadual do Cantão, Unidade de Conservação de Proteção Integral do Estado gerida pelo Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, promoveu nesta segunda-feira, 07, a soltura de filhotes de tartaruga-da-amazônia com as comunidades Barreira do Campo (PA) e Caseara, municípios do entorno do Parque, por meio do sub projeto “Adote uma amiga Tartaruga”, do Projeto Quelônios do Tocantins.

As atividades aconteceram na manhã de hoje com a comunidade de Barreira do Campo, distrito de Santana do Araguaia (PA), divisa com o Tocantins, e parceria no projeto. Nesta tarde, a programação será no centro de recepção e Administração do Parque Cantão, em Caseara, com as crianças e representantes locais.

“A intenção é incentivar a aproximação das comunidades vizinhas com o meio ambiente através do cuidado com estes animais que serão devolvidos à natureza”, ressaltou o gerente do Parque, Warley Carlos Rodrigues.

Devido à perda natural de algumas covas com a ocorrência das cheias no rio Araguaia, este ano as solturas com as comunidades serão feitas com pequeno número de filhotes, não ultrapassando 700 animais por soltura. “Consideramos importante a realização destes eventos para a sensibilização ambiental quanto à preservação desta espécie”, explicou Daiane Meyer, bióloga responsável pelo projeto na base de monitoramento instalada na região.

Fonte: Ascom Naturatins