Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

“Declarar Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do Tocantins a Marcha dos Muladeiros de Paraíso do Tocantins”. Este é o teor do Projeto de Lei, de autoria do deputado José Geraldo Melo (PTB), aprovado em sessão extraordinária na Assembléia Legislativa, na quinta-feira, 04.

A primeira edição da Marcha aconteceu em setembro do ano passado, saindo de Paraiso do Tocantins indo até o Município de Pugmil, este ano foi realizada entre os dias 27 e 31 de janeiro, saindo de Paraiso com destino final em Marianópolis, percorrendo 120 km , durante 05 dias. A Marcha dos Muladeiros não possue uma data nem rota especifica, participando de vários eventos culturais como pecuárias, cavalgadas, festas de agronegócios e outras.

“Acreditamos que com o presente projeto de lei, estamos contribuindo para a valorização de nossa gente e de seu patrimônio, estimulando o Governo do Estado do Tocantins e o Governo Federal para promoverem ações que venham ao encontro do objetivo de desenvolver a cultura”, defendeu o parlamentar.

Histórico

A tropeada ou muladeiros, como se batizaram contam com mais de 50 tropeiros em burros e mulas caracterizados conforme a tradição dessa atividade. A comitiva pretende resgatar a tradição de uma característica histórica do Estado do Tocantins, através dos tropeiros que tocavam o gado por essas terras. Só homens podem participar e têm que estar montados em mulas. A maioria dos animais traz argolas no peitoral. O barulho delas gera a musica que embala a viagem.