Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Humberto Leão

Nesta época do ano é Papai Noel quem dá as boas-vindas aos visitantes do Palácio Araguaia, que durante todo o dia chegam para uma visita especial. Nesta terça-feira, 08, alunos de cinco escolas da rede pública de ensino de Paraíso do Tocantins vieram a Palmas conhecer a sede do Governo do Estado. Nem os 60 km de distância entre as cidades desanimaram a turma, que chegou empolgada para a visita.

Demonstrando interesse em aprender um pouco mais sobre o lugar onde o governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB) trabalha e muitas decisões importantes são tomadas, os estudantes participaram de uma visita guiada e ficaram felizes com a chance de conhecer de perto parte da história do Estado. “Você se sente importante em estar aqui. Você sente o que o governador sente em estar aqui e você também tem o prazer de sentir. Porque é onde ele toma as decisões importantes, onde ele passa a maior parte do tempo”, disse a estudante do 8º ano da Escola Estadual Deusa Moraes, Tátila Andrielli Cassiano.

Para Leandro Coutinho, da Escola Estadual Trajano Coelho Neto, que pela primeira vez visitou o Palácio Araguaia, a experiência superou as expectativas. “Gostei muito. Sempre passava e só olhava e achava bonito o jeito dele ser por fora. Mas por dentro é muito mais bonito”, ressaltou o estudante.

Cerca de 30 escolas já visitaram o Palácio neste mês de dezembro. Uma aula prática de história e geografia, que vai além dos livros e pode contribuir muito com a educação dos estudantes. De acordo com a coordenadora do Grêmio Estudantil Força Jovem, esta é a oportunidade de vivenciar parte da história do Estado. “Quando estudamos a história do Tocantins a gente fica imaginando; e então aqui, eles tiveram o contato. Podem dizer: fui ao Palácio, eu vi, descobri mais, visitei. Eu posso ter algo concreto, que realmente houve a questão das lutas, a questão da mudança. Contribui muito para o conhecimento”, afirma Jaqueline Pereira de Araújo.

Durante a visita os alunos ainda tiveram a chance de conferir a decoração de Natal do Palácio e da Praça dos Girassóis. Giovani Braga Soares, da Escola Amanso de Moraes, se encantou com o que viu: “A árvore com o Papai Noel lá embaixo, essa árvore vermelha. Tem várias outras também decorando a cidade. Ficou bem legal”, resumiu.

Agendamento

As escolas ou grupos que quiserem agendar uma visita guiada pelo Palácio Araguaia, basta entrar em contato pelo telefone 3212-4045 (Tânia Magalhãs – Cerimonial). Papai Noel estará recebendo os visitantes até o dia 25 de dezembro, das 14h às 22h. E nesta semana (até o dia 11 de dezembro), a população ainda poderá assistir a apresentações de corais no hall do Palácio, sempre às 18 horas.

Fonte: Secom