Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O jornal O Globo destaca nesta quarta-feira, 9, a viagem do governador, Carlos Henrique Gaguim à New Hampshire, EUA. Gaguim chega pela manhã para assinar um acordo de “Estados Irmãos.” afirma a publicação. O governador que deve chegar em meio a uma nevasca, leva na comitiva o prefeito da cidade de Pedro Afonso, José Júlio Eduardo Chagas, o Julião.

No acordo que será assinado estão previstos vários programas bilaterias, incluindo a troca de tecnologia de energia sustentável, como geradores de energia movidos a óleo vegetal, e cooperação de pesquisa, tecnólogica e acadêmica, informa a matéria, produzida por Eduardo de Oliveira, jornalista colaborador de O Globo.

Ainda segundo a publicação o acordo foi idealizado por Craig Cassarino, um empresário com visão ecológica que após vender a sua empresa de reciclagem nos anos 80 veio morar no Rio de Janeiro. “No Brasil eu me senti em casa, tudo parecia uma aventura,” disse Cassarino, que mais tarde casou-se com uma brasileira e continuou a fazer negócios com o Brasil como cônsul comercial por New Hampshire.

No Tocantins, na fazenda do Grupo Origine, formado por um pool de escritórios montados em Brasília, Belo-Horizonte, São Paulo, Rio de janeiro, Cidade da Guatemala e Xangai na China, do empresário Júlio Rezende, Cassarino encontrou o modelo ideal para os seus projetos.

“Estamos felizes que o Craig escolheu a Origene para lançar seus projetos. Estamos no centro do Brasil e temos na fazenda uma das maiores ilhas fluviais do mundo,” disse Júlio Rezende, que também é advogado e ecologista e que depois de 9 anos de pesquisa idealizou o modelo biosustentável da fazenda onde vive.

Segundo Dawn Wivell, diretora do escritório de negócios internacionais de New Hampshire, o Brasil é o 16º parceiro comercial do estado. A equipe de Dawn atende 2.200 clientes vindos de 215 país, mas vê no Brasil um dos parceiros mais promissores.

“Se você está investindo num novo setor como o de sustentabilidade, não é ótimo que você possa estabelecer uma relação com um dos países que mais crescem no mundo?” disse Dawn.

Tocantins atraiu New Hampshire por ser um estado jovem, apenas 21 anos, sem muitas burocracias e com muitos recursos naturais. Já o estado americano é conhecido por cobrar poucos impostos dos seus moradores.

Às 14 dessa quarta-feira, o governador Gaguim assina o acordo com o colega Joe Lynch, depois participa de um coquetel onde estarão dezenas de empresários de vários países. Na quinta-feira, a comitiva de Tocantins visita uma planta de reciclagem, e também vai à Universidade de New Hampshire (UNH), onde será apresentado um novo curso superior de “EcoTurismo,” que prevê visitas de estudantes americanos a fazendas no estado brasileiro.

“Quando estava na faculdade um professor me disse: Economia e Ecologia têm o radical ‘eco,’ que vem do grego e quer dizer ‘gerenciar a casa de alguém.’ Estudar a ecologia é estudar relações, estou sempre procurando descobrir como as coisas estão relacionadas,” disse Cassarino.

Fonte: Da redação com informações O Globo