O superintendente do Procon do Tocantins, tenente Célio Carmo Sousa, alerta os consumidores do Estado quanto à contratação de pacotes de férias.”É importante analisar as ofertas dos pacotes turísticos antes da decisão final”, afirma o superintendente. O consumidor deve ter atenção redobrada para as propagandas com ofertas muito vantajosas, pois muitas vezes escondem um serviço de qualidade duvidosa ou diferente do anunciado.
É necessário que o consumidor fique atento para a exigência de um contrato por escrito com o preço total da viagem, a companhia aérea ou rodoviária que fará o transporte, os hotéis especificados, o tipo de apartamento, os traslados, refeições incluídas, pagamento de guias de turismo e passeios incluídos, também é importante.
Antes de fechar qualquer contrato, o consumidor deve pesquisar no Procon se existe reclamação da agência contratada. Em caso positivo, é um mau sinal.
Para viagens internacionais, o consumidor deve fazer a conversão da moeda para saber o valor exato do pacote em reais, bem como especificar se o preço será em dólar ou fixo em reais para evitar surpresas.
O consumidor deve ser informado, ainda, com antecedência, se a viagem for com destino a cidades ou países sujeitos a furacões, terremotos, vulcões, ou alguma pandemia como a gripe suína ou malária.
A conferência do voo em relação às escalas e se tem direito a desdobrar a passagem para visitar outras localidades, e a conferência da categoria do hotel e se o preço da diária é com meia pensão ou pensão completa, também são válidas. “Consumidor, tenha cuidado com as atrações e eventos especiais que, na maioria das vezes, aumentam e muito o custo da viagem e, ainda, o contrato do 'pacote de aventura', para que em caso de qualquer acidente não fique desamparado”, alerta tenente Célio.
Fonte: Secom