Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Informações sobre importância da energia elétrica e a forma como ela será gerada por meio de uma hidrelétrica, são alguns dos temas trabalhados de forma lúdica com crianças no projeto Ceste Usina Social. Na mais recente ação do projeto realizada no sábado, dia 05, em Darcinópolis (TO), centenas de crianças participaram de gincanas educativas tendo como tema a Usina Hidrelétrica Estreito. Atividades como a montagem de um quebra-cabeça gigante da usina e uma encenação no palco, de como é gerada a energia, ao mesmo tempo divertiram e ensinaram as crianças.

Exemplo desse aprendizado podia ser facilmente observado no sorriso de Jailton Júnior, de 12 anos, que participava da montagem de cubos com o desenho da UHE Estreito. “É muito bom poder participar de todas essas brincadeiras e ainda aprender sobre a barragem”, disse.

A gerente de Projetos Econômicos do Consórcio Estreito Energia (Ceste), Cassandra Gelsomino Molisani, explica que esses recursos contribuem para que, desde pequenos, todos conheçam um pouco sobre o empreendimento ao qual seu município está inserido. “Trabalhamos aqui com esse bem maior que é a informação. De formas simples, mas eficazes, essas brincadeiras despertam a curiosidade das crianças que acabam conhecendo mais sobre a UHE Estreito e a importância da energia para suas vidas”, declarou.

A população de Darcinópolis contou ainda, durante um dia inteiro, com serviços de cidadania, com a emissão de documentos pessoais como CPF, R.G e Carteira de Trabalho, saúde bucal, com aplicação de flúor e escovação, oficinas de reciclagem, pintura corporal, shows musicais, concurso de dança, ginástica com aulas de jump e spinning, e distribuição de brindes.

Ao final, mais de 17 mil atendimentos foram registrados. “Agradecemos ao Ceste por esse dia de alegria e de bons serviços prestados a uma população carente e que merece esse respeito e atenção dispensados aqui hoje através do Ceste Usina Soical”, declarou o secretário de Meio Ambiente de Darcinópolis, Antônio Félix.

O projeto agitou ainda o município durante toda a semana com cursos de capacitação na área do empreendedorismo (Administração Empresarial, Empreendedorismo Rural, Técnicas de Vendas, Empreendedorismo volta para Mulheres e Noções de Finanças) e com a Copa Ceste de Futebol adulto e infantil.

O Ceste Usina Social em oito edições realizadas em 2009 já registrou mais de 167 mil atendimentos. Os municípios beneficiados foram, Carolina (MA), Barra do Ouro, Babaçulândia, Darcinópolis, Filadélfia, Goiatins, Palmeiras e Palmeirante no Tocantins. Serão beneficiados ainda os municípios de Estreito no Maranhão e Aguiarnópolis, Itapiratins e Tupiratins no Tocantins.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa UHE Estreito