Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Água escura de aparência poluída corre até o rio Ribeira em Darcinópolis (fotos: divulgação)

Moradores da cidade de Darcinópolis no norte do Estado têm denunciado um suposto crime ambiental que estaria sendo praticado pela Prefeitura do município. De acordo com os moradores um esgoto sem tratamento estaria sendo despejado a céu aberto.

Os moradores gravaram vídeos que mostram a lama provocada pelo vazamento de esgoto em um terreno baldio próximo à estação de tratamento da cidade. A água poluída estaria escorrendo para um rio da região que abastece centenas de famílias, além de animais e lavouras na região, o Rio Ribeira.

Um dos vídeos enviados ao Conexão Tocantins mostra o esgoto a céu aberto e a estação de tratamento ao fundo. “Aqui está esse vazamento enorme, já tem mais de 2 anos que está nessa situação e essa água está indo em direção ao rio”, denuncia. Na gravação é possível ver um trator rebocando um tanque que acabara de buscar água no rio que está recebendo água do esgoto.

Em outra gravação mais um morador alerta os vizinhos, “pessoal de Darcinópolis que gosta de tomar banho no Ribeira, a água não tá aconselhável para banho. O esgoto está caindo no ribeirão acima da cachoeira, uns 50 metros”. O morador mostra a direção para onde o esgoto está escorrendo e de onde a água poluída vem vindo. “Ela vem lá da caixa de esgoto”, mostra o morador. Nas imagens é possível ver uma água escura correndo em direção à mata que beira o rio.

Prefeitura

O Conexão Tocantins tentou entrar em contato com a Prefeitura de Darcinópolis, mas as ligações feitas para o telefone 3423-1136, disponível no site da prefeitura, não foram atendidas. Também encaminhamos e-mail com solicitação de explicações para o endereço eletrônico encontrado na página da prefeitura.

Também foi solicitado um posicionamento do órgão de fiscalização ambiental do Estado, Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), para saber o que pode ser feito a respeito da situação de suposto crime ambiental praticado pela Prefeitura de Darcinópolis e aguardamos resposta.