Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

O poeta e jornalista Gilson Cavalcante lança, na próxima terça-feira, em Gurupi, o seu livro de poesia Bordado da Urtiga, premiado na Bolsa de Publicações Maximiano da Matta Teixeiza do ano passado. O lançamento acontecerá no Centro Cultural Mauro Cunha, a partir das 20 horas.

No mesmo evento, o cantor e compositor Dorivã estará lançando também o CD Taquarulua. Uma noite cultural que conta com o apoio da prefeitura do município, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com a Associação de Artes de Gurupi (AAG), Associação dos Compositores e Músicos de Gurupi (ASCOMG) e Academia Gurupiense de Letras (AGL). Na ocasião, será realizada também a posse da nova diretoria da Associação de Artes de Gurupi, para o biênio 2010/2011, que tem como presidente eleita, a artista plástica, professora universitária e ex-presidente da Fundação Cultural de Gurupi, Lucirez Amaral.

Segundo o secretário Municipal da Cultura de Gurupi, Chico Chokolate, o evento pretende ser mais que uma noite cultural, mas um momento para confraternização entre os artistas e a sociedade gurupiense. “Dorivã, amigo, irmão e parceiro em composições, apesar de ser natural de Cristalândia, residiu por muitos anos em Gurupi, participando ativamente do processo cultural, inclusive, com as quartas culturais no antigo Asa Branca Bar, de sua propriedade. Gilson Cavalcante, poeta e jornalista goiano, mas radicado há mais de vinte anos no Tocantins, é parceiro musical também. E a nova diretoria da Associação de Artes de Gurupi merece uma posse à altura dos préstimos que essa instituição tem dado ao processo cultural de Gurupi e região nos quase trinta anos e sua existência. Por tudo isso, quero convidar todos os ” disse o secretário.

Sobre o livro “O Bordado da Urtiga”

Obra vencedora da categoria poesia na 3ª edição da Bolsa de Publicações Dr. Maximiano da Matta Teixeira, editada pela Fundação Cultural do Tocantins, o livro “O Bordado da Urtiga”, de autoria do poeta e jornalista Gilson Cavalcante, será comercializado a R$ 15,00 e possui 104 páginas e tem prefácios assinados por Carlos Willian Leite e Lucas Villela Amaral. O autor tem publicados ainda os livros “69 Poemas – Dos Lençóis e da Carne”,1983, em parceria com Hélverton Baiano, “Lâmpadas ao Abismo”, 1992, “Ré/Inventário da Paisagem’’, 1995, e “Poemas da Margem Esquerda do Rio de Dentro”, 2002. O poeta está preparando, pra este ano ainda, o lançamento de sua mais nova obra poética – “Anima Animus – o decote de vênus”. Segundo Gilson Cavalcante, uma homenagem às mulheres.

Sobre o Show “Taquarulua – Um Canto do Brasil

Com uma leitura contemporânea, o novo trabalho de Dorivã, intitulado “Taquarulua - Um Canto do Brasil”, revela em suas canções autorais uma linguagem própria da musica de identidade regional tocantinense, assim em continuidade à mesma proposta de “Passarim do Jalapão”, trabalho este que lhe garantiu uma referência como cantor e compositor tocantinense. Abrindo caminhos para um horizonte bem mais amplo, que lhe trouxe oportunidades para representar o Tocantins em vários estados brasileiros, como também no exterior.

Dorivã é natural de Cristalândia e viveu toda sua infância, adolescência, e juventude em Gurupi, onde aprendeu a tocar seus primeiros acordes sob a influência de Eduardão da guitarra, mestre Mariano e Zé Américo, e a cantar, com Milton Ferré e João Bolo e Mané Leão, sendo esses grandes referências nos seus primeiros passos musicais.

Com trinta anos de carreira, intérprete por vários bailes, muitos bares, muitos carnavais, muitos forrós e serestas, e dois CDs gravados, sendo PASSARIM DO JALAPÃO, E TAQUARULUA, (UM CANTO DO BRASIL) e só a partir do ano de 2000, inicia sua carreira autoral, trilhando assim seu próprio rumo aonde vem descobrindo uma linguagem fiel, ao seu modo de ser, de viver, e de cantar sua terra.

Os CDs estarão sendo autografados logo após o término do show, ao valor de R$ 20,00 (Vinte reais a unidade).