Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O secretário de Governo do Estado do Tocantins, Carlos Braga, chega nesta sexta-feira, 18, à noite, de Belo Horizonte, onde foi conhecer de perto como funciona o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (Padem). O programa, de acordo com o titular da pasta, tem como principal objetivo apoiar os municípios e entidades do Estado de Minas Gerais na execução de obras de infraestrutura urbana e rural e aquisições de bem de capital, por meio de transferência voluntária de recursos financeiros.

“A Secretaria de Governo de lá (Minas Gerais) é a responsável pela celebração de convênios com os municípios, cujos recursos são oriundos do Padem”, observa Braga, que pretende implantar programa semelhante no Tocantins, depois de uma conversa com o governador Carlos Gaguim, logo após o seu retorno de viagem internacional.

A idéia, segundo Braga, é promover o desenvolvimento sócioeconômico dos municípios, apoiando-os na implementação de obras civis de infra-estrutura e saneamento e o desenvolvimento comunitário urbano e rural das entidades, através da execução de obras e aquisição de equipamentos. “Temos que conjugar, de forma dinâmica, as ações de articulação política com as administrativas”, defende o secretário, para quem todos os convênios entre o governo estadual e as prefeituras devem passar pela Secretaria de Governo, mas executados pelas pastas específicas.