Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Marcio Vieira

Depois de uma missão oficial que durou 15 dias nos Estados Unidos da América, Dinamarca, Índia e Emirados Árabes Unidos, o governador Carlos Henrique Gaguim retornou ao Tocantins, animado com as inúmeras possibilidades de investimentos que poderão ser concretizados no Estado. Em meio a uma recepção calorosa, que reuniu deputados e secretários de governo, por volta das 13h desta quarta-feira, 23, no aeroporto de Palmas, Carlos Gaguim reassumiu o cargo de governador, transmitido pelo vice Eduardo Machado, e anunciou que na próxima semana divulgará um relatório completo das atividades realizadas na viagem.

“Todos os dias foram de trabalho e reuniões. Passei muito tempo com o presidente Lula e a ministra Dilma Roussef, em Copenhague, e os dois demonstraram muito interesse pelo Tocantins. Nós vamos trazer investidores para o Estado”, disse Carlos Gaguim. Ainda de acordo com o governador, no mês de fevereiro do próximo ano será realizada nova missão oficial passando pelos mesmos países para que os contratos com investidores estrangeiros que ficaram alinhavados sejam assinados e, consequentemente, os benefícios cheguem ao Tocantins.

Carlos Gaguim também agradeceu o trabalho dos deputados, que votaram importantes projetos no período em que esteve fora, e o empenho de sua equipe de governo. O governador disse que irá encaminhar à Assembleia Legislativa um Projeto de Lei que prevê a criação de “uma espécie de consulado” dos países por onde passou, para fortalecer ainda mais os laços entre o Tocantins e as nações que irão realizar investimentos no Estado.

Eduardo Machado citou algumas ações que desempenhou enquanto esteve como governador em exercício. “Neste período foi criada a Fundação dos Pioneiros Mirins; a lei Geral da Micro e Pequena Empresa foi sancionada; nós encaminhamos uma série de leis à Assembleia que criam instrumentos facilitadores para a gestão do Estado”, concluiu.

Gaguim também adiantou como será o governo no próximo ano. “Em 2010, nós vamos rodar o Tocantins, o Brasil e o mundo. O Estado precisa de investimentos, de indústria, de empregos, e é isso que vou trazer para cá. Vamos melhorar nossa educação pública e os serviços de saúde. Vamos melhorar a qualidade de vida do nosso povo”, finalizou.

Pioneiros Mirins

Durante a recepção ao governador no aeroporto de Palmas, na tarde desta quarta-feira, Carlos Gaguim afirmou que a partir de 2010 cada pai de pioneiro mirim que estiver recebendo benefícios do governo do Estado terá a obrigação de plantar 10 árvores por ano, para cada criança atendida. O objetivo da iniciativa é combater o desmatamento e contribuir com a preservação do meio ambiente, minimizando os impactos causados com as emissões de gases poluentes que estão afetando o mundo. "Copenhague não foi aquilo que esperávamos, mas aqui nós vamos fazer a nossa parte. Vamos fazer com que o Tocantins seja ecologicamente correto”, ressaltou o governador dizendo ainda que a iniciativa de plantar árvores em solo tocantinense será estendida aos secretários de governo.

Fonte: Secom