Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O governador do Tocantins, Carlos Henrique Gaguim (PMDB), mesmo já tendo declarado publicamente não ter intenção de concorrer ao Palácio Araguaia, nas eleições de 2010, aparece numa colocação de causar inveja a qualquer político no país que só tenha em seu currículo, até o momento, 3 meses como chefe do executivo. Isso pode ser comprovado em pesquisa publicada pelo Portal de Notícias UOL e por um dos principais jornais do país – a Folha de S. Paulo – no último sábado, 26.

Levantamento realizado pelo Instituto Ipespe na pesquisa estimulada - quando o eleitor escolhe o candidato a partir de uma lista de nomes que lhes é apresentada - mostra Gaguim atrás apenas dos velhos caciques da política tocantinense; Siqueira Campos (PSDB) com 31% das intenções de voto e Kátia Abreu (DEM) com 23%. Na pesquisa Carlos Gaguim surge com 16%, à frente até do prefeito de Palmas, Raul Filho (PT), que aparece com 14% das intenções. Esses índices foram na estimulada.

Além de estar em 3º lugar na preferência do eleitorado da base aliada do presidente Lula, com quem teve conversas afinadas em Copenhague, no início de dezembro, Gaguim também aparece na frente do próprio senador João Ribeiro (PR), que carrega apenas 10% das intenções do eleitorado.

De acordo com o governador Gaguim, o terceiro lugar nas pesquisas não significa que ele seja candidato. Quanto a essa possibilidade, ele é enfático: “Todos sabem que eu não serei candidato ao governo. Todas as minhas atenções estão voltadas nesse momento para continuar a governar o Estado até 2010. Isso também mostra que favoritismo não significa vitória alguma. O que eu quero nesse momento é agradecer por ter sido lembrado nesse levantamento, e isso só aumenta a minha responsabilidade e o meu compromisso em oferecer uma melhor qualidade de vida de todas as famílias do Tocantins”, disse o governador.

Os fatos mostram que, mesmo com a negativa do governador Gaguim de concorrer ao Palácio Araguaia, em 2010, muita novidade pode vir por aí.

População aprova governo Gaguim

O Ipespe quis saber também como a população avaliava a administração do governador Carlos Gaguim. Nesse quesito o governador também é bem avaliado, dado o crescimento nos índices. Em 30 de setembro 4% achavam a administração Ótima e 19% Boa. Já entre 18 e 20 de novembro, 6% foi a avaliação Ótima e 28% Boa – um aumento, respectivo, de 50% (Ótima) e 36,8% (Boa). A pesquisa do Ipespe, realizada entre os dias 18 e 20 de novembro, ouviu 500 eleitores e tem margem de erro de 3%.

Confira aqui a íntegra da pesquisa