Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

O resultado de uma operação sigilosa realizada ontem, quinta-feira, 20, na região Sul da capital, entre Polícia Militar e Grupo Especial de Combate a Organizações Criminosas (GECOC) do Ministério Público Estadual, levou a prisão de 16 pessoas em flagrante por tráfico de drogas, apreensão de cerca de 110 mil reais em cheques e R$ 2.066,31 em dinheiro, dois carros, três motos, 36 pedras de crack, mais de 30 celulares, três notebooks, uma arma de fogo, uma balança de precisão utilizada no tráfico, uma máquina de cartão de crédito, vários objetos fruto de receptação de material roubado e furtado dentre outros.

O resultado da operação foi divulgado durante uma entrevista coletiva, que aconteceu na manha desta sexta-feira, 22, na sala de reuniões do Quartel do Comando Geral da PM, com a presença do comandante geral da Polícia Militar, Coronel Joaídson Torres de Albuquerque, do procurador geral de justiça, Clenan Renaut de Melo, do promotor de justiça e coordenador do GECOC, Nilomar Santos Faria, do promotor de justiça do GECOC Fábio Vasconcelos Lang e oficiais da PM.

O comandante geral da PM, falou que a através de um levantamento feito pelo serviço de inteligência da Polícia Militar no mês de dezembro de 2009, em locais que foram constatados indícios de práticas delituosas, foi feito um estudo e encaminhado para o GECOC, o qual encaminhou à Justiça, no que resultou nas buscas e apreensões. “Todos os locais com os endereços discriminados foram expedidos pelo juiz, sendo sessenta e quatro mandados de busca e apreensão, cumpridos pela PM na região sul de Palmas, no que levou ao resultado desta operação. Fomos combater aonde a incidência de droga era maior. Quero lembrar que é importante a participação da comunidade, ligando e denunciando qualquer ação suspeita”, ressaltou o coronel Albuquerque.

De acordo com o procurador geral de justiça, Clenan Renault, a operação foi realizada dentro da legalidade. “Em parceria com a PM fizemos esse trabalho no combate ao tráfico de drogas e bocas de fumo na capital. Essa operação vai inibir ações criminosas, porque sabemos que a droga é responsável por 30% da violência em todo o país, e ela leva a pessoa a praticar diversos crimes hediondos. Para chegar aos grandes traficantes, precisamos chegar primeiro nos pequenos. E através desta ação de inteligência da PM chegaremos aos grandes traficantes”, apontou o procurador geral de justiça.

O promotor de justiça Nilomar, disse que foi feito todo o mapeamento de bocas de fumo da cidade. “Sabemos que a droga migra de um lugar para outro, em função da região sul ter a maior incidência de drogas, começamos a combater a atividade criminosa por lá”, destacou o promotor.

Ainda segundo o coronel Albuquerque, a polícia militar estará intensificando o trabalho durante o carnaval, período em que aumenta a venda de drogas em todo país. “Estaremos trabalhando com barreiras nas entradas e saídas das principais cidades do Estado. A Polícia Militar está vigilante no sentido de prevenir e combater o tráfico de drogas e a criminalidade em todo estado,” concluiu o comandante da PM.

Para o presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública do Jardim Aureny III, Raimundo Carlos Pereira da Silva, o cumprimento da ação de busca e apreensão foi importante e necessário. “Levaremos ao conhecimento da população a importância deste trabalho, porque a partir daí, o crime será combatido e repreendido em nossa região”, disse o presidente do conselho.

A operação envolveu todo o efetivo da Companhia de Operações Especiais – CIOE, de Palmas, Gurupi e Araguaina, num total de 95 (noventa e cinco) Policiais militares. Além de 100 (cem) policiais militares do 1° e 6° BPM que fizeram barreiras policiais em todas as saídas da cidade durante a manhã do dia 21, a fim de coibir a fuga de pessoas que estavam sendo procuradas pela justiça.

Fonte: Assessoria de Imprensa PM