Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Nesta quinta-feira, 28, a partir das 19 h, será realizado no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas, evento comemorativo ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. A iniciativa é da Coetrae – Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cidadania e Justiça. Toda a comunidade está convidada a participar.

O filme “Frente de Trabalho” que conta sobre a realidade de trabalhadores submetidos a regime de escravidão no Brasil será exibido como parte da programação. O evento também tem como objetivo marcar a retomada dos trabalhos da Coetrae, reafirmando ações a serem cumpridas nos próximos meses. Será apresentado um Protocolo de Intenções ao Governo, com medidas simbólicas e outras concretas no âmbito da educação, da cidadania, do uso de recursos entre outros.

Estarão presentes na abertura do evento o presidente da Coetrae e superintendente dos Direitos Humanos, da Secretaria da Cidadania e Justiça, Crimério de Souza Pacheco; do Ministério Público Federal, Ludmila Fernandes da Silva Ribeiro; da Comissão Pastoral da Terra, Frei Xavier Plassat; e representando o Governador do Tocantins, Carlos Henrique Gaguim, o subsecretário da Cidadania e Justiça, Cel Valdemar Tenório Luz.

O filme “Frente de Trabalho” é um documentário, produzido pelo Sinait- Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho, com duração de 22 minutos e mostra a atuação do Grupo Móvel de Fiscalização no combate ao trabalho escravo contemporâneo. São relatados 12 depoimentos de trabalhadores que viviam em trabalho similar ao da escravidão.

 

Fonte: Ascom Sec. Cidadania e Justiça